F1 2025: Sauber, uma temporada de preparação para novos vôos
Em seu ultimo ano antes de virar Audi, Sauber alia experiencia e juventude ao escolher Hulkemberg e Bortoleto para ser melhor do que 2024
Carro: Sauber C45
Chefe de equipe: Jonathan Wheatley
Diretor Técnico: James Key
Pilotos: Gabriel Bortoleto (Brasil - #5) e Nico Hulkemberg (Alemanha - #27)
Motor: Ferrari Tipo 066
Se tem um time que receberá atenção nesta temporada, este é a Sauber. Não bastando a torcida brasileira em torno de Gabriel Bortoleto, este será o último ano em que usará a sua marca de nascença e assumirá a identidade oficial da Audi em 2026. Desde o ano passado, o time vem passando por uma grande mudança para se preparar nesta nova realidade.
Este processo acabou por prejudicar o desempenho da equipe. No meio da temporada passada, saiu Andreas Seidl, que comandava o projeto F1, bem como o Diretor responsável pela decisão da entrada da Audi na categoria. Junte-se a isso a uma mudança de comando na própria montadora e uma situação mercadológica desafiadora (para ser bonzinho).
Mattia Binotto (ex-Ferrari) chegou em agosto ao comando da equipe e uma das suas ações foi trazer Jonathan Wheatley, Diretor Esportivo da Red Bull, para ser o maestro na pista. Além de dar alguma ênfase na situação presente, já que, segundo o suíço, a visão de todos era inteiramente para 2026 e sobreviver em 2024 e 2025.
O C44 sentiu esta decisão e o C45, carro desta temporada, também foi afetado. O desenvolvimento no final de 2024 foi pensado para ser incorporado este ano. Houve uma melhoria no fim do ano que levou a marcar os únicos pontos da temporada (4 pontos pelo oitavo lugar de Guanyu Zhou no Catar) e abre uma janela para pensar em um 2025 mais animador.
Os técnicos comandados por James Key (de volta a Sauber após ter batido ponto na McLaren até 2023) fizeram o C45 ligeiramente que seu antecessor e tem a principal tarefa de ter mais apoio aerodinâmico do que seu antecessor e tratar melhor os pneus. No geral, um carro convencional, mas que chamou a atenção por uma mini corcova no topo da lateral para tentar criar mais pressão aerodinâmica e levar mais ar para a traseira do carro.
Nos treinos de pré-temporada no Bahrein, tanto Bortoleto quanto Hulkemberg tiveram uma impressão de que o C45 era um passo a frente, mas que ainda tem muito trabalho a fazer, especialmente nas curvas de média e baixa velocidade. Ficou claro que a equipe procurou deixar o trabalho mais profundo de avaliação com Hulkemberg enquanto o foco com Bortoleto era dar tempo de pista, de maneira que o brasileiro pudesse ficar cada vez mais à vontade. Mas chamou a atenção que ambos só ficaram à frente de Oliver Bearman na combinação dos tempos.
No ano passado, escrevi sobre a Sauber que esperava Bortoleto para 2025. Embora a ansiedade do público brasileiro por um novo representante seja grande, a realidade é que Bortoleto neste primeiro ano deve buscar aprender o máximo possível e não querer andar mais do que o carro. O objetivo é não fazer bobagens e andar junto do seu companheiro Hulkemberg.
Por seu lado, Hulkemberg deverá ser o ponto em que a equipe inicialmente se baseará para o desenvolvimento do C45 e na preparação para 2026. Experiencia não lhe falta e mostrou em 2024 que ainda tem muito o que entregar. Para um time em transformação, este pode ser um grande ativo a seu favor.
A expectativa da Sauber para 2025 é fazer um ano mais decente do que 2024 e preparar uma ordenada estreia da Audi em 2026. Binotto promete que mais profissionais serão contratados e a infraestrutura melhorada, incluindo a nova unidade no Reino Unido, que servirá como uma “antena tecnológica” para as atividades na Alemanha e Suiça.