Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1 2025: Sauber, uma temporada de preparação para novos vôos

Em seu ultimo ano antes de virar Audi, Sauber alia experiencia e juventude ao escolher Hulkemberg e Bortoleto para ser melhor do que 2024

10 mar 2025 - 14h57
(atualizado às 15h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Hulkemberg na pré-temporada no Bahrein com o C45: um ano de transição
Hulkemberg na pré-temporada no Bahrein com o C45: um ano de transição
Foto: Sauber Group / Divulgação

Carro: Sauber C45

Chefe de equipe: Jonathan Wheatley

Diretor Técnico: James Key

Pilotos: Gabriel Bortoleto (Brasil - #5) e Nico Hulkemberg (Alemanha - #27)

Motor: Ferrari Tipo 066

Se tem um time que receberá atenção nesta temporada, este é a Sauber. Não bastando a torcida brasileira em torno de Gabriel Bortoleto, este será o último ano em que usará a sua marca de nascença e assumirá a identidade oficial da Audi em 2026. Desde o ano passado, o time vem passando por uma grande mudança para se preparar nesta nova realidade.

Este processo acabou por prejudicar o desempenho da equipe. No meio da temporada passada, saiu Andreas Seidl, que comandava o projeto F1, bem como o Diretor responsável pela decisão da entrada da Audi na categoria. Junte-se a isso a uma mudança de comando na própria montadora e uma situação mercadológica desafiadora (para ser bonzinho).

Mattia Binotto (ex-Ferrari) chegou em agosto ao comando da equipe e uma das suas ações foi trazer Jonathan Wheatley, Diretor Esportivo da Red Bull, para ser o maestro na pista. Além de dar alguma ênfase na situação presente, já que, segundo o suíço, a visão de todos era inteiramente para 2026 e sobreviver em 2024 e 2025.

O C44 sentiu esta decisão e o C45, carro desta temporada, também foi afetado. O desenvolvimento no final de 2024 foi pensado para ser incorporado este ano. Houve uma melhoria no fim do ano que levou a marcar os únicos pontos da temporada (4 pontos pelo oitavo lugar de Guanyu Zhou no Catar) e abre uma janela para pensar em um 2025 mais animador.

Os técnicos comandados por James Key (de volta a Sauber após ter batido ponto na McLaren até 2023) fizeram o C45 ligeiramente que seu antecessor e tem a principal tarefa de ter mais apoio aerodinâmico do que seu antecessor e tratar melhor os pneus. No geral, um carro convencional, mas que chamou a atenção por uma mini corcova no topo da lateral para tentar criar mais pressão aerodinâmica e levar mais ar para a traseira do carro.

Gabriel Bortoleto na pré-temporada no Bahrein. Mesmo com a expectativa brasileira, não é hora de pressionarde
Gabriel Bortoleto na pré-temporada no Bahrein. Mesmo com a expectativa brasileira, não é hora de pressionarde
Foto: Pirelli Motorsport

Nos treinos de pré-temporada no Bahrein, tanto Bortoleto quanto Hulkemberg tiveram uma impressão de que o C45 era um passo a frente, mas que ainda tem muito trabalho a fazer, especialmente nas curvas de média e baixa velocidade. Ficou claro que a equipe procurou deixar o trabalho mais profundo de avaliação com Hulkemberg enquanto o foco com Bortoleto era dar tempo de pista, de maneira que o brasileiro pudesse ficar cada vez mais à vontade. Mas chamou a atenção que ambos só ficaram à frente de Oliver Bearman na combinação dos tempos.

No ano passado, escrevi sobre a Sauber que esperava Bortoleto para 2025. Embora a ansiedade do público brasileiro por um novo representante seja grande, a realidade é que Bortoleto neste primeiro ano deve buscar aprender o máximo possível e não querer andar mais do que o carro. O objetivo é não fazer bobagens e andar junto do seu companheiro Hulkemberg.

Nico Hulkemberg: mesmo sem pódio na F1, a Sauber confia em sua experiência para preparar o futuro
Nico Hulkemberg: mesmo sem pódio na F1, a Sauber confia em sua experiência para preparar o futuro
Foto: Sauber Group / Divulgação

Por seu lado, Hulkemberg deverá ser o ponto em que a equipe inicialmente se baseará para o desenvolvimento do C45 e na preparação para 2026. Experiencia não lhe falta e mostrou em 2024 que ainda tem muito o que entregar. Para um time em transformação, este pode ser um grande ativo a seu favor.

A expectativa da Sauber para 2025 é fazer um ano mais decente do que 2024 e preparar uma ordenada estreia da Audi em 2026. Binotto promete que mais profissionais serão contratados e a infraestrutura melhorada, incluindo a nova unidade no Reino Unido, que servirá como uma “antena tecnológica” para as atividades na Alemanha e Suiça.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade