Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aston Martin F1 satisfeita com atualização polêmica

Equipe começa a colher resultados depois de apresentar atualização inspirada no carro da Red Bull

16 jun 2022 - 14h14
Compartilhar
Exibir comentários
Aston Martin conseguiu resultados melhores depois de atualizar o carro
Aston Martin conseguiu resultados melhores depois de atualizar o carro
Foto: Aston Martin / Twitter

Como já é tradição, a etapa de Barcelona foi palco de atualizações nos carros da maioria das equipes da Fórmula 1. Este ano, uma em particular chamou a atenção: a Aston Martin. A polêmica se fez em torno das muitas semelhanças entre a nova versão de seu carro (o AMR22-B) e o RB18, o modelo atual da Red Bull. Falamos sobre a história nesse artigo.

A Aston Martin deixou a Espanha zerada e com o gosto amargo de que o tiro havia saído pela culatra. Mas ainda era cedo para dar como fracassada a tentativa da equipe verde de melhorar seu carro. Nas duas etapas seguintes, em Mônaco e em Baku, Sebastian Vettel conquistou um 10º e um 6º lugares, somando 9 pontos.

Para efeito de comparação, a equipe havia acumulado apenas 7 pontos com seus dois carros nas cinco primeiras corridas do ano. A melhora no desempenho fez a Aston Martin empatar com a Haas no campeonato de construtores. Agora, seus pilotos se veem em condições de brigar por posições com equipes que começaram o ano melhor, como a própria Haas, além de Alpine, AlphaTauri e Alfa Romeo.

O grande ganho do carro pós-atualização é a maior margem de ajuste para pilotos e engenheiros. Quem explica as mudanças é Tom McCullough, Diretor de Performance da Aston Martin, segundo o portal Formel1: “O carro agora tem uma janela operacional de funcionamento muito maior, o que torna mais fácil evoluir o carro de maneira tradicional no decorrer de um fim de semana de corrida.”

Ainda segundo o engenheiro, o maior ganho foi no uso otimizado dos pneus: “Ficou mais fácil entender as condições de aderência da pista e extrair o máximo desempenho dos pneus.”

Vettel conseguiu pontuar em Mônaco
Vettel conseguiu pontuar em Mônaco
Foto: Aston Martin / Twitter

A versão anterior, usada no começo da temporada, adotava uma abordagem diferente da maioria das demais equipes, com sidepods largos e compridos: “É um passo de volta à normalidade. Estávamos severamente limitados no começo do ano em termos de acerto devido à características especiais do carro. Agora está muito mais fácil, e isso torna tudo mais divertido”, explica McCullough.

Sebastian Vettel, que tem obtido resultados superiores ao de seu colega Lance Stroll, afirma que a evolução permite levar o carro ao limite com mais facilidade: “Mesmo não tendo nenhuma peça nova em Baku, fomos capazes de tentar coisas diferentes e conseguir mais ritmo. Isso também torna mais fácil assumir certos riscos quando realmente importa. Estamos conseguindo extrair o máximo do carro, no momento”.

Desde a introdução das atualizações, foram três corridas em pistas de caraterísticas bastante distintas. Um autódromo de velocidades médias e altas, uma pista de rua travada e uma pista de rua com longas retas. Agora, a Fórmula 1 chega a outro circuito diferente, em mais uma prova de fogo para a Aston Martin. Nas duas últimas etapas, Vettel esteve no Q3 e pontuou. E espera poder repetir a dose no GP do Canadá.

As atividades de pista no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, começam na sexta-feira (17), com os dois primeiros treinos livres. No sábado (18), o último treino livre e a classificação. A corrida acontece no domingo (19), com largada prevista para as 15 horas, horário de Brasília.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade