Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Publicidade

Em Gateway, Penske celebra tricampeonato de Castroneves na Indy 500

Carro de Scott McLaughlin terá pintura em homenagem a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis de 2009

2 jun 2026 - 20h40
(atualizado às 21h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação / Team Penske

Em 2026, a Penske, maior equipe dos Estados Unidos, celebra seus 60 anos de história com uma série de homenagens. Neste fim de semana, durante a etapa da Indy no Circuito de Gateway, Scott McLaughlin correrá com uma pintura especial que remete à terceira vitória do brasileiro Hélio Castroneves nas 500 Milhas de Indianápolis, conquistada em 2009.

Aquela vitória foi marcante não apenas pelo tricampeonato na Indy 500, mas também pelo contexto fora das pistas. Castroneves havia sido acusado pelo fisco norte-americano de deixar de pagar cerca de US$ 5,5 milhões em impostos entre 1999 e 2004. Ele chegou a ser preso no início de 2009 e foi liberado após pagar uma fiança de US$ 10 milhões. Durante esse período, ficou restrito judicialmente e perdeu a primeira etapa da temporada, em St. Petersburg, sendo substituído por Will Power.

O julgamento ocorreu em 17 de abril de 2009, e Castroneves foi inocentado após o júri não alcançar unanimidade. Apenas dois dias depois, em 19 de abril, já estava de volta às pistas no GP de Long Beach. Mas foi na Indy 500, quarta etapa do campeonato, que brilhou: conquistou a pole position e dominou a prova, vencendo com quase dois segundos de vantagem sobre Dan Wheldon, diferença significativa para os padrões da corrida. Após a vitória, declarou emocionado:

“Este é o maior momento da minha vida. Não tenho palavras para agradecer a todos que me apoiaram. Deus me deu esta oportunidade e eu aproveitei.”

A pintura deste fim de semana é a terceira homenagem especial da Penske em 2026. A primeira ocorreu na NASCAR, com Joey Logano celebrando a vitória de McLaughlin no Bathurst 1000 de 2019, válido pelo Supercars australiano. Já na Indy, durante o GP de Indianápolis em maio, David Malukas correu com uma pintura que lembrava a vitória de número 200 da Penske na categoria, conquistada justamente naquele GP em 2009.

A equipe ainda não anunciou quais serão as próximas pinturas comemorativas, mas é esperado que elas apareçam não apenas na NASCAR e na Indy, como também na Porsche Penske, que disputa o IMSA.

Parabólica
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra