Fórmula E: Cupra Kiro anuncia o espanhol Pepe Martí
Espanhol Josep Maria " Pepe " Martí deixa a Fórmula 2 e será titular da Cupra Kiro na Fórmula E ao lado de Dan Ticktum na próxima temporada
Com o crescente interesse de jovens talentos na categoria elétrica, a manhã desta terça-feira (21) contou com mais uma bela surpresa para a próxima temporada. O piloto espanhol Josep Maria Martí foi anunciado como piloto principal da Cupra Kiro, ao lado de Dan Ticktum.
O jovem de 20 anos, natural de Barcelona, Espanha, ingressa na CUPRA KIRO após duas temporadas na Fórmula 2, onde se consolidou como um dos pilotos mais promissores do automobilismo mundial.
Marti iniciou sua carreira em monopostos em 2021, terminando em terceiro no Campeonato Espanhol de F4 e como vice-campeão no Campeonato Asiático de Fórmula Regional, antes de ingressar na Fórmula 3, em 2022.
Após conquistar três vitórias e quatro pódios em sua segunda temporada na F3, Pepe se transferiu para a Fórmula 2 em 2024 e, desde então, soma quatro vitórias e oito pódios.
Os rumores deste movimento do mercado já estava previsto após as conversas de que Arvid Lindblad, que era seu companheiro de equipe na Campos Racing, seria promovido à Fórmula 1, e que Alex Dunne, um dos principais postulantes ao título da F2 poderia assinar com a Red Bull Junior Team. A decisão mostra não só o crescimento da categoria elétrica entre os pilotos egressos da F2, mas uma oportunidade fora da rota da F1.
Ao se juntar à CUPRA KIRO, Marti iniciará uma transição imediata para a Fórmula E e, como tal, se tornará apenas o quinto piloto espanhol a competir na categoria, seguindo os passos de Jaime Alguersuari, Oriol Servia, Antonio Garcia e Roberto Merhi. Marti fará sua primeira aparição pela CUPRA KIRO em casa, participando dos Testes de Pré-Temporada no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, já na próxima semana.
"Receber Pepe na CUPRA KIRO marca um novo e emocionante capítulo para a equipe", acrescenta Russell O'Hagan, Diretor de Operações da CUPRA KIRO. "Apesar de ter apenas 20 anos, Pepe demonstrou níveis excepcionais de maturidade, compostura e inteligência, o que, combinado com sua velocidade natural, o destaca como um dos maiores talentos do automobilismo moderno."
"A decisão dele de se afastar da Fórmula 2 e se dedicar totalmente ao nosso projeto de Fórmula E é uma verdadeira declaração de intenções e não apenas valida nossa visão como equipe, mas também demonstra a crença no futuro do campeonato. Seu histórico e sua garra se alinham perfeitamente com nossos próprios objetivos e, juntos, estamos construindo algo com potencial de longo prazo. Estou ansioso para ver como nossa jornada juntos se desenrolará na 12ª temporada."
O Brasil abre o calendário da Fórmula E no dia 6 de dezembro com o ePrix de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi.