Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F3: Corrida principal em Spa é cancelada por chuva intensa

Prova não teve pontuação atribuída; Rafael Câmara segue líder com 28 pontos de vantagem a duas etapas do fim do campeonato

27 jul 2025 - 05h01
Compartilhar
Exibir comentários
A prova foi cancela devido as condições climáticas adversas
A prova foi cancela devido as condições climáticas adversas
Foto: Reprodução / X

A Corrida Principal da Fórmula 3 em Spa-Francorchamps foi cancelada neste domingo (28) devido às condições extremas de chuva e à visibilidade comprometida.

A largada, inicialmente marcada para as 3h30 (horário de Brasília), foi abortada ainda na volta de apresentação, atrás do safety car, após dois incidentes. James Hedley aquaplanou e rodou na Eau Rouge, mas conseguiu retornar à prova. Já Brandon Badoer acertou o carro de Tim Tramnitz, postulante ao título, que não conseguiu voltar à pista.

Após os carros retornarem ao pitlane, sob bandeira vermelha, a relargada foi adiada em 35 minutos, na expectativa de que as condições melhorassem. Às 4h05, os pilotos voltaram à pista, novamente sob regime de safety car. Antes mesmo de completar uma volta, Tasanapol Inthraphuvasak saiu da pista e ficou preso na grama após evitar um toque com Nikola Tsolov. Com o carro sendo retirado e a pista ainda em condições extremamente desfavoráveis, a direção de prova acionou nova bandeira vermelha e encerrou definitivamente a corrida.

A decisão levou em consideração o risco elevado de acidentes no circuito belga, conhecido por seus trechos de alta velocidade e histórico de incidentes graves. A visibilidade limitada comprometeria, por exemplo, a operação do helicóptero de resgate em caso de emergência. O episódio reacende o alerta para a segurança, especialmente em pistas como SPA, palco de tragédias recentes como a morte de Dilano van’t Hoff em 2023, também durante uma corrida sob chuva pela FRECA.

Com a prova oficialmente cancelada, nenhum ponto foi atribuído. Dessa forma, Rafael Câmara, que largaria da segunda posição, mantém a liderança do campeonato com 28 pontos de vantagem sobre o vice-líder, Nikola Tsolov, restando apenas duas etapas para o fim da temporada da Fórmula 3.

A categoria retorna já no próximo fim de semana, no circuito de Hungaroring, antes da grande final em Monza, após a pausa de verão.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade