Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fórmula 1

Publicidade

F1: Bortoleto coloca Audi no Q3 e larga em 10º no GP do Bahrein

Brasileiro leva a Audi ao Q3 em Sepang e garante a décima posição no grid após avançar no limite no Q2

3 out 2026 - 06h10
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Audi Revolut F1 Team / Reprodução

Gabriel Bortoleto conquistou a décima posição na qualificação para o GP do Bahrein de Fórmula 1, disputado neste fim de semana no Circuito Internacional de Sepang, na Malásia. O brasileiro colocou a Audi no Q3 após assegurar a última vaga na fase decisiva com o cronômetro zerado e terminou a classificação em décimo. O resultado contrasta com o de Nico Hülkenberg, seu companheiro de equipe, eliminado ainda no Q1.

Bortoleto precisou buscar o resultado desde a primeira parte da classificação. O piloto da Audi chegou aos minutos finais do Q1 ameaçado de eliminação, mas conseguiu melhorar sua marca e avançou com o oitavo tempo. Hülkenberg não repetiu o desempenho do brasileiro e ficou entre os seis eliminados da primeira fase.

A disputa pela vaga no Q3 foi ainda mais apertada. Bortoleto entrou na parte final do Q2 dentro da zona de classificação, mas precisava completar sua última tentativa enquanto outros pilotos também melhoravam suas marcas. Com o cronômetro já zerado, o brasileiro completou a volta que lhe garantiu o décimo lugar e a última vaga na fase seguinte.

Pierre Gasly ficou imediatamente à frente, em nono, enquanto Liam Lawson terminou como o primeiro eliminado. Bortoleto fechou o Q2 na décima posição e avançou junto de Max Verstappen, Kimi Antonelli, Charles Leclerc, Oscar Piastri, Lewis Hamilton, Lando Norris, Isack Hadjar, George Russell e Gasly.

A presença entre os dez primeiros também confirmou uma recuperação da Audi ao longo do fim de semana. Bortoleto havia terminado o primeiro treino livre em 13º e repetiu uma posição próxima no segundo, quando ficou em 12º e teve um problema no câmbio nos minutos finais da atividade. No terceiro treino livre, realizado antes da classificação, o brasileiro avançou para o 11º lugar.

O desempenho em Sepang representa mais uma participação de Bortoleto no Q3 em sua segunda temporada na Fórmula 1. O brasileiro já havia largado em décimo na abertura do campeonato, na Austrália, quando também levou a Audi à última parte da classificação. Em agosto, conseguiu seu melhor resultado classificatório do ano ao garantir o nono lugar no GP da Holanda.

Parabólica
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra