PUBLICIDADE

F1Mania

Vitor Baptista prioriza fase global do Porsche Junior Program e não corre preliminar da F1

29 out 2019 - 19h39
Compartilhar
Exibir comentários

Conflito de datas faz líder do campeonato da Porsche Cup 4.0 desde a primeira etapa abrir mão da última rodada dupla do ano

Foto: Luca Bassani
Foto: Luca Bassani
Foto: F1Mania

Líder do campeonato desde a primeira etapa da temporada e hoje com 10 pontos de vantagem na tabela sobre seu concorrente mais próximo, o piloto Shell Vitor Baptista não vai disputar a última rodada dupla da temporada da Porsche Carrera Cup 4.0, etapa marcada para dos dias 15 a 17 de novembro em Interlagos.

O evento suporte do Grande Prêmio Brasil de F1 tem conflito de datas com o início da programação oficial do "shootout", a fase internacional da seletiva do Porsche Junior Program. Durante o fim de semana acontecem atividades extrapista na Europa, com o piloto da Academia Shell indo para o traçado medir forças com outros 11 indicados pelas Porsche Cups ao redor do mundo a partir de segunda-feira.

Ainda que tenha recebido garantia dos organizadores da seletiva que poderia disputar o título em Interlagos e se juntar ao shootout a partir de segunda-feira (18 de novembro) sem prejuízo em suas avaliações, com o respaldo da Shell, o piloto de 21 anos de idade optou por participar de todas as atividades do processo seletivo. O shootout acontecerá na pista portuguesa do Algarve.

Pesou na decisão o fato de a disputa por uma oportunidade como piloto de fábrica da Porsche por meio do Junior Program global ser um projeto do piloto ao longo dos dois últimos anos.

Vitor foi o primeiro vencedor do Junior Program no Brasil, em 2018. Com a bolsa de 70% dos custos da temporada na classe 3.8, o competidor do carro #120 venceu a temporada passada, conquistando quatro vitórias em 12 corridas. Ele liderou o campeonato desde a primeira corrida.

Com o título, conservou a bolsa para a temporada 2019, agora na classe 4.0. Na principal categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta, Vitor começou a temporada com vitória em Interlagos, depois voltou a vencer em Curitiba e no Estoril. A exemplo do ano passado, ele lidera o campeonato desde a primeira etapa.

A vaga para a fase global do Porsche Junior Program foi conquistada também em Interlagos, no último dia 21 de setembro. Na ocasião Vitor largou na pole e ganharia de ponta a ponta, se não fosse um pneu furado a seis voltas da bandeirada. Depois de passar pelos pits ele terminou em 13º, garantindo os pontos necessários para ser o indicado brasileiro.

Desde então o piloto tem dedicado 100% de seu tempo à preparação para o shootout. Além de intensificar os treinos físicos e o trabalho com simulador na pista do Algarve, Vitor se aprofundou nos conteúdos do universo Porsche. Na sede da Porsche Cup, passou por uma revisão completa de todos os componentes do Porsche 911 GT3 Cup geração 991-II em inglês com os engenheiros da categoria. No escritório da Porsche Brasil, foi recebido por executivos para compreender aspectos corporativos da marca no País.

A equipe Shell também levantou informações sobre o shootout com outros pilotos que já participaram do programa, além de colocar Vitor em contato com o belga Laurens Vanthoor, piloto oficial de fábrica da Porsche e que já defendeu a Shell Racing diversas vezes nas corridas de duplas da Stock Car.

Vitor parte para a Europa em dez dias. Antes de desembarcar no Algarve vai passar por Stuttgart, na Alemanha. Lá deve visitar o museu da marca e a fábrica.

Seu substituto na etapa de Interlagos será anunciado em breve.

“Desde o lançamento do Junior Program no Brasil coloquei todo meu esforço no projeto. Foi uma oportunidade única que a Porsche Cup proporcionou (tanto para mim quanto para meu irmão aliás). Agora vamos para o momento mais importante dessa caminhada de dois anos. Obviamente, como qualquer piloto, gostaria muito de disputar novamente o evento suporte da F1 e brigar pelo campeonato. No ano passado fui campeão nesta etapa e foi uma sensação indescritível subir no pódio do GP Brasil. Recebi todas as garantias que seria possível correr em Interlagos e não ser prejudicado na avaliação na Europa chegando lá apenas na segunda-feira. Mas tenho que corresponder ao investimento que a Porsche Cup, a Shell e demais patrocinadores fizeram na minha carreira e partir para a Europa com 100% do foco, tomando parte em todas as atividades da seletiva. A chance de ser um piloto de fábrica da Porsche é um sonho e vou atrás dele com motivação enorme", disse Vitor Baptista.

Receba as notícias da F1Mania pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/F7Z3AHfKGDq1w4mHpHv63M

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – HEINEKEN: #OBRIGADOSENNA, filme exalta poder de união do ídolo brasileiro AYRTON SENNA:

12º no geral, Felipe Massa comenta os testes da pré-temporada FÓRMULA E 2019/2020 realizado em Valência:

Lucas Di Grassi comenta os testes da pré-temporada 2019/2020 da Fórmula E

EXTREME E revela área da Amazônia, no Brasil, onde acontecerá etapa da categoria:

O que um piloto de Fórmula E faz durante as férias?

PORSCHE ENDURANCE SERIES |300 KM DE GOI NIA | MELHORES MOMENTOS:

Dirigimos LAMBORGHINI, MCLAREN e MERCEDES em Las Vegas:

F1Mania
Compartilhar
Publicidade
Publicidade