Techeetah critica sistema de classificação após ePrix de Santiago
A DS Techeetah criticou o sistema de qualificação da Fórmula E, depois que a equipe não conseguiu marcar pontos pela primeira vez, desde o ePrix de Paris em 2017.
Andre Lotterer e Jean-Eric Vergne, foram para a pista no primeiro grupo nas classificações, por estarem entre os cinco primeiros lugares no campeonato de pilotos, antes da rodada de Santiago.
E apesar de terminar em primeiro e segundo no grupo, Vergne largou em décimo segundo e Lotterer em décimo quarto, com os pilotos dos grupos posteriores capazes de se beneficiarem das condições de pista melhorando.
Falando depois, os pilotos e o chefe da equipe, Mark Preston, disseram que o sistema “não era justo”, e que era “desalentador” conseguir um forte desempenho de qualificação, apenas para cair à medida que a pista melhorava.
Preston disse: "É desanimador fazer um e dois no seu grupo de qualificação, e ainda assim começar em P12 e P14 no grid".
“A equipe está fazendo um trabalho tão incrível, e eles devem ser recompensados por isso.”
Tendo largado mais atrás, ambos os carros da Techeetah foram pegos em um acidente, depois que Lotterer bateu na parte de trás de Antonio Felix da Costa, que por sua vez bateu na traseira do carro de Vergne.
Isso levou Vergne a abandonar mais tarde, e Lotterer terminar em décimo terceiro, depois de sofrer problemas de superaquecimento quando a corrida entrou nas últimas voltas.
“Hoje não foi o nosso dia”, disse Lotterer. "Estar no topo do seu grupo na qualificação para começar em décimo quarto, não está certo com o sistema que temos".
"Colocamos muitos recursos no topo e, sendo assim, é um pouco injusto, já que o Grupo 1 tem uma pista suja".
"Eu estava subindo no grid e estava parecendo bom, pois tinha mais potência e velocidade do que os carros ao meu redor. Eu estava mirando em um P5, mas depois sofri uma queda de potência devido à alta temperatura, e tivemos que diminuir para poder terminar a corrida."
Vergne acrescentou: "A equipe fez um bom trabalho hoje e apesar de ser P1 no meu grupo de qualificação, comecei na P12 no grid, devido à evolução da pista durante a sessão de qualificação".
"Eu estava me preparando para ir ao ataque quando fui atingido por trás, e depois fui empurrado para dentro de um carro na minha frente".
“Depois disso, algo não estava certo com o carro e tivemos que abandonar mais cedo, já que não era possível terminar a corrida.”
O atual sistema de qualificação foi trazido para a temporada 2017-18 depois que equipes e pilotos se queixaram do sistema de loteria anterior ser muito arbitrário, e punir injustamente os pilotos que estavam na luta pelo título.