0

Bolsonaro: GP do Brasil será realizado no Rio de Janeiro em 2020

8 mai 2019
16h02
atualizado às 17h20
  • separator
  • comentários

O presidente Jair Bolsonaro assinou um termo de compromisso nesta quarta-feira para que o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 aconteça no Rio de Janeiro - "no ano que vem", disse ele.

Bolsonaro: GP do Brasil será realizado no Rio de Janeiro em 2020
Bolsonaro: GP do Brasil será realizado no Rio de Janeiro em 2020
Foto: Reprodução/ Twitter / F1Mania

Apesar da afirmação, Interlagos tem contrato com a categoria até 2020 para a realização do GP do Brasil, o que poderia ser crucial para a realização do evento no Rio de Janeiro já no próximo ano.

"A direção da Fórmula 1 resolveu, após o resultado das eleições do ano passado, tendo em vista quem foi eleito na região que interessava para eles, resolveram manter a possibilidade de termos a Fórmula 1 no Brasil", disse Bolsonaro aos jornalistas após a assinatura do termo no Rio de Janeiro.

"São Paulo, como havia participação pública, uma dívida enorme, tornou-se inviável a permanência da Fórmula 1 lá. Então vieram para o Rio de Janeiro.

"E o autódromo será construído em seis, sete meses após o início das obras, de modo que, por ocasião da Fórmula 1 do ano que vem, ela será realizada no Brasil e no caso, no Rio de Janeiro", disse o presidente.

"Sem nenhum dinheiro público", concluiu o assunto.

No final do mês de abril, o prefeito do Rio Marcelo Crivella, o governador do estado Wilson Witzel, e o presidente Jair Bolsonaro, receberam uma carta da Liberty Media com o interesse de trazer o GP do Brasil para o Rio.

"Nós da Fórmula 1 esperamos trabalhar em conjunto com o Estado do Rio de Janeiro, o consórcio Rio Motorsports e agentes locais para trazer um Grande Prêmio de Fórmula 1 para a cidade do Rio de Janeiro em um futuro próximo", diz a carta assinada e confirmada por Sean Bratches.

Na ocasião, Bolsonaro também recebeu uma carta da Liberty Media, mas assinada por Chase Carey, diretor executivo da FOM. Carey pede ao presidente da República "colaboração para que as provas do campeonato sejam mantidas no Brasil, em São Paulo, ou em outra cidade como o Rio de Janeiro".

A MotoGP, através da Dorna Sports, e a Tilke Engineers & Architects também enviaram cartas às autoridades brasileiras. Ambas pedem colaboração e afirmam suas esperanças em trabalhar junto com as autoridades da cidade do Rio de Janeiro.

Veja o vídeo:

O "Novo Autódromo do Rio de Janeiro"

O Rio não tem um circuito desde 2012, quando o Autódromo Nelson Piquet foi demolido. Isto foi feito para liberar espaço para a construção do Parque Olímpico da Rio 2016. O novo circuito foi um compromisso feito pelas autoridades cariocas antes dos Jogos.

O layout do circuito já está pronto e é assinado por Hermann Tilke, responsável por diversos circuitos atuais do calendário da F1, e terá 5,3km de extensão atendendo todos os padrões de segurança das federações internacionais de automobilismo e motociclismo. Segundo os responsáveis pelo projeto na "Cidade Maravilhosa" o novo autódromo carioca estará apto para receber as principais séries do esporte a motor mundiais.

O novo Autódromo deverá receber o nome do ídolo brasileiro, Ayrton Senna, segundo um tweet de Bolsonaro.

“Após nossa vitória nas eleições, a Fórmula 1, que iria embora do Brasil, decidiu não só permanecer, mas também construir um novo autódromo no RJ, que terá o nome do ídolo Ayrton Senna. Com isso, milhares de empregos serão criados, beneficiando a economia e a população do estado”, diz o tweet publicado nesta quarta-feira às 15h00.

Após nossa vitória nas eleições, a Fórmula 1, que iria embora do Brasil, decidiu não só permanecer, mas também construir um novo autódromo no RJ, que terá o nome do ídolo Ayrton Senna. Com isso, milhares de empregos serão criados, beneficiando a economia e a população do estado.

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 8, 2019

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – ePRIX DE PARIS | Melhores Momentos | FÓRMULA E 2018/19 – 8ª etapa:

ePRIX DE PARIS – Lucas di Grassi fala sobre sua corrida e a sua quarta posição

Fórmula 1 anuncia o Brasil como uma das sedes do "F1 Festival" em 2019

FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS:

F1Mania
  • separator
  • comentários
publicidade