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Diretriz técnica foi um fator no atraso do carro da Williams

6 mar 2019 - 15h26
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A Williams disse que as mudanças na diretriz técnica "relativamente tardia", em torno das regulamentações aerodinâmicas revisadas, tiveram um papel nos atrasos que ela enfrentou com seu carro 2019.

Diretriz técnica foi um fator no atraso do carro da Williams
Diretriz técnica foi um fator no atraso do carro da Williams
Foto: Josep LAGO / AFP / F1Mania

Eles foram forçados a faltar nos dois primeiros testes de pré-temporada em Barcelona, depois de enfrentar atrasos com seu carro FW42, que a vice-diretora Claire Williams, disse ser parcialmente causados por algumas mudanças tardias nas novas regras aerodinâmicas introduzidas para 2019.

“Havia algumas diretrizes técnicas que não foram divulgadas até relativamente tarde, o que não ajuda”, explicou Claire.

“Particularmente, uma equipe como a nossa, quando não temos o orçamento adicional, e portanto, o recurso para lançar algo, se chegar atrasado".

"Temos um plano muito rígido, com orçamentos muito rigorosamente controlados para afetar esse plano, e se algo for lançado no último minuto, você terá que encontrar recursos adicionais para fazer uma inversão de marcha, ou fazer o que tiver que fazer para facilitar a mudança".

"Houve alguns incidentes como esse. Você não pode prever isso, mas certamente deve planejar e construir contingência. É algo que temos que levar em consideração para o próximo tempo de construção do carro."

A Williams mexeu-se para rejeitar uma série de teorias pelas razões por trás de seus atrasos, incluindo rumores de problemas com fornecedores externos e falta de orçamento.

“Eu acho que havia muitas histórias sobre o que potencialmente poderia ter sido a causa disso”, disse ela.

"Um caso que li, foi que havia problemas com fornecedores externos, não era esse o caso, ou que financeiramente, estávamos em uma posição difícil e que tinha um impacto na construção de um carro, isso não aconteceu".

"Eu acho que nós damos por certo, que às vezes nós vamos levar um carro para a pista de testes e dois carros para uma pista de corrida, mas a Williams ainda projeta e constrói nossos carros de corrida em casa, na íntegra".

"Há 22.000 peças em nosso carro que temos para projetar, fabricar e montar, as quais temos que passar por testes de colisão. Esse é um trabalho enorme e não o fizemos por vários motivos."

Claire disse que uma extensa revisão da situação permanece, “a poucas semanas de distância”, depois que as atenções da equipe estavam totalmente focadas em recuperar o tempo perdido em seu programa de testes na pré-temporada.

“Não houve tempo”, acrescentou ela. "Há algum trabalho que foi iniciado, mas provavelmente levará algumas semanas para compilá-lo".

“E temos que acertar porque, se não corrigirmos a revisão, não teremos o programa do ano que vem da forma correta. Então temos que tomar nosso tempo e garantir que acertemos no ano que vem ".

Embora a Williams tenha completado uma quilometragem decente na segunda semana de testes, ela não parece ter feito os avanços competitivos que esperava, já que aparenta voltar à hierarquia de 2018, após terminar em último no campeonato de construtores.

“Claramente, não queremos estar em último, mas esta é uma jornada, e outras equipes fizeram um trabalho excepcional para talvez fazer incursões maiores do que a Williams", respondeu quando perguntada sobre as perspectivas do time para o Grande Prêmio da Austrália.

“Mas vamos trabalhar muito para nos certificarmos de que nos recuperamos de onde estávamos no ano passado, para onde podemos estar atualmente", completou.

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