F1: veja o grid de largada do GP do Catar com Piastri na pole e Bortoleto em 14º
Brigando pelo título, piloto australiano da McLaren vai sair na ponta pela sexta vez na temporada
Após largar na pole e vencer a corrida sprint, o australiano Oscar Piastri, da McLaren, conquistou sua sexta pole position na temporada neste sábado e larga na frente neste domingo no GP do Catar. Ao seu lado, está o líder do Mundial da Fórmula 1, o britânico Lando Norris, também da McLaren. Max Verstappen, da Red Bull, sai da terceira posições. Os três disputam o título da temporada.
Gabriel Bortoleto terminou na 14ª posição, parando no Q2, mas perderá cinco posições no grid por ter sido responsabilizado pelo acidente que tirou ele e Lance Stroll no GP de Las Vegas.
Faltando duas etapas para o término da temporada e com 50 pontos em jogo, Norris lidera a classificação com 396 pontos contra 374 de Piastri e 371 de Verstappen. Dependendo de uma combinação de resultados, Norris pode deixar o circuito de Lusail, em Doha, como campeão da temporada.
A posição de largada é importante em Doha, já que o circuito tem poucos pontos de ultrapassagens. A corrida sprint, a última da temporada, foi um exemplo disso. A prova terminou sem grandes ultrapassagens ou incidentes, e Piastri aproveitou a vantagem de sair na pole position, vencer e diminuir a vantagem de Norris.
George Russell, da Mercedes, fez o melhor tempo do Q1, superando as duas McLaren em sua última volta. Bortoleto foi um dos primeiros a ir à pista. Em alguns momentos, esteve fora dos 15 primeiros que avançaram ao Q2, mas nos momentos finais da primeira parte da classificação conseguiu o 14º tempo para continuar na disputa por posições no grid. Os cinco pilotos que pararam no Q1 foram Yuki Tsunoda (Red Bull), Esteban Ocon (Haas), Lewis Hamilton (Ferrari), Lance Stroll (Aston Martin) e Franco Colapinto (Alpine).
Com oito minutos para o fim do Q2, Norris havia conseguido o terceiro tempo, mas teve a volta invalidada por ultrapassar os limites da pista na Curva 10. O líder do campeonato abriu sua volta rápida decisiva faltando menos de 3 minutos para o fim e conseguiu o segundo melhor tempo, atrás de Piastri. Os eliminados na segunda parte da classificação, além de Bortoleto, foram Nico Hulkenberg (Sauber), Liam Lawson (RB), Ollie Bearman (Haas) e Alex Albon (Williams).
Na parte decisiva da classificação, a McLaren mostrou que está sobrando no circuito de Lusail. Norris logo fez o melhor tempo, quatro décimos mais rápido do que registrou no Q2, seguido por Piastri. Com pouco mais de 5 minutos para o término do treino, a bandeira vermelha foi acionada. O Williams de Carlos Sainz soltou um pedaço de plástico na pista, e Charles Leclerc acabou rodando, trazendo um pouco de cascalho na volta ao circuito.
Na retomada da disputa, Norris não conseguiu melhorar seu tempo e já com o cronômetro zerado foi superado pelo companheiro na McLaren. Na sequência, também foi ameaçado por Verstappen, que acabou com o terceiro tempo. A largada para o GP do Catar acontece no domingo às 13h (de Brasília).
Confira o resultado da corrida sprint para o GP do Catar:
- Oscar Piastri (AUS/McLaren), em 1min19s387
- Lando Norris (ING/McLaren), em 1min19s495
- Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 1min19s651
- George Russell (ING/Mercedes), em 1min19s662
- Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), em 1min19s846
- Isack Hadjar (FRA/RB), em 1min20s114
- Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams), em 1min20s287
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), em 1min20s418
- Pierre Gasly (FRA/Alpine), em 1min20s477
- Charles Leclerc (MON/Ferrari), em 1min20s561
- Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), em 1min20s353, no Q2
- Liam Lawson (NZL/RB), em 1min20s433
- Oliver Bearman (ING/Haas), em 1min20s438
- Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), em 1min20s534
- Alexander Albon (TAI/Williams), em 1min20s629
- Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), em 1min20s761, no Q1
- Esteban Ocon (FRA/Haas), em 1min20s864
- Lewis Hamilton (ING/Ferrari), em 1min20s907
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin), em 1min21s058
- Franco Colapinto (ARG/Alpine), em 1min21s137