Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Ocon é desclassificado da classificação do GP do Azerbaijão

O carro do piloto da Haas infringiu uma violação dos regulamentos técnicos, veja qual.

20 set 2025 - 13h50
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/F1

Ocon é desclassificado da classificação do Azerbaijão após falha no teste de flexibilidade da asa traseira. Cerca de uma hora depois do treino classificatório, a FIA publicou um documento pedindo que Esteban Ocon e o representante da Haas deveriam se apresentar aos comissários às 19h45 - 12h45 no horário de Brasília. 

O documento alega "Suposta violação do Artigo 3.15.17 dos Regulamentos Técnicos da FIA  - Teste de deflexão da ponta do plano principal da asa traseira".

De acordo com uma nota emitida pelo Delegado Técnico da FIA F1, Jo Bauer, os valores de deflexão medidos na asa traseira do carro de Ocon durante as verificações pós-sessão excederam a deflexão permitida de 0,5 mm. Com isso, o piloto francês foi desclassificado da sessão e largará dos pits.

"Os representantes da FIA descreveram o procedimento de teste usado e relataram que a distância entre as duas seções de RV-RW-PROFILES e RV-RW-TIP internas de Y=525 variou em mais do que os 0,5 mm permitidos (0,6 mm no lado esquerdo e 0,825 mm no lado direito)", diz o documento de decisão dos comissários.

"A calibração do instrumento de medição foi verificada e válida.

A equipe admitiu que o procedimento de teste conforme descrito nos regulamentos foi seguido e explicou que a discrepância foi resultado de um problema com a produção da montagem desta peça específica.

Os comissários determinam que o veículo não está em conformidade com os regulamentos e, portanto, impõem a penalidade usual de desclassificação das classificações de qualificação.”

Veja o documento de desclassificação:

Foto: Divulgação/FIA
Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade