Driver Dev. 25: NASCAR Brasil promove jovens pilotos nos EUA
Cinco brasileiros participaram de imersão na NASCAR, com testes e vivência em Charlotte
Entre os dias 14 e 19 de outubro, cinco jovens pilotos brasileiros — Gui Backes, Felipinho Tozzo, Alfredinho Ibiapina, Tito Giaffone e Victor Andrade — participaram do programa Driver Development da NASCAR Brasil, em Charlotte, nos Estados Unidos. A iniciativa, liderada por Gabriel Casagrande, campeão da NASCAR Brasil 2024, visa preparar talentos para competições internacionais, como a Xfinity Series e a NASCAR Cup Series.
A seletiva inicial ocorreu em 9 de setembro, na Pilotech, em São Paulo, com seis pilotos da categoria, entre 16 e 21 anos, submetidos a testes psicotécnicos, físicos, sensoriais e em simuladores. “O Driver Development é a tradução do que a NASCAR Brasil acredita: mérito, método e oportunidade. A seletiva é rigorosa, os indicadores são objetivos e a premiação uma chance real do piloto mostrar seu talento”, disse Thiago Marques, CEO da NASCAR Brasil.
Nos EUA, os selecionados realizaram testes em circuitos ovais, participaram de media training e foram entrevistados em inglês por executivos da NASCAR. Também visitaram o centro de tecnologia, o hall da fama e as equipes Hendrick e TrackHouse. O programa incluiu treinos em carros da Late Model e culminou com a experiência nos bastidores da etapa de Talladega, nos dias 18 e 19 de outubro.
O vencedor do programa terá a chance de disputar corridas da Pro Late Model em 2026, com apoio direto da NASCAR. Thiago Marques detalhou: “Cinco foram para os Estados Unidos com o objetivo de fazer outros dois testes. O primeiro deles é o Media Training, que foi um treinamento de mídia e uma entrevista com eles em inglês lá na base da NASCAR em Charlotte. No dia seguinte, foi o dia de teste em pista, onde eles fizeram pela manhã sessões de treino de testes e depois, após o almoço, cada piloto usou um jogo de pneu para fazer um teste prático, um teste rápido de classificação, quem era o mais rápido, e na sequência, 26 voltas seguidas, para ver quem tinha a maior regularidade”.
Enquanto isso, a temporada 2025 da NASCAR Brasil segue para sua reta final, com a segunda etapa da Special Edition programada para o dia dois de novembro no Veloccita.