Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

ACO avisa: marcas fora do WEC não participarão de Le Mans

Em entrevista a alguns meios de imprensa, o Presidente do ACO deixou claro que marcas não-inscritas no WEC não poderá participar de Le Mans

7 nov 2023 - 10h38
Compartilhar
Exibir comentários
Largada das 8 Horas do Bahrein: marcas poderão ficar de fora do WEC 2024
Largada das 8 Horas do Bahrein: marcas poderão ficar de fora do WEC 2024
Foto: FIA WEC / FocusPackMedia - Marcel Wulf

Dias atrás, falamos no grande números de interessados em participar do FIA WEC em 2024, especialmente na nova categoria LMGT3. Grandes marcas vem intensificando preparativos, no aguardo da lista definitiva de inscritos que será divulgada em 27 de novembro. Mas uma forte indicação veio este fim de semana do François Fillon, Presidente do ACO, um dos organizadores do campeonato.

Dando entrevista a alguns jornalistas este fim de semana no Bahrein, Fillon deixou claro que marcas que não estiverem inscritas no FIA WEC também não poderão tomar parte nas 24 Horas de Le Mans e no Europeu de Endurance (ELMS) , que também é organizado pelo ACO.

"Se a marca estiver envolvida com o WEC, tudo bem. Mas imaginem se a McLaren não estiver no WEC. Então, eles não poderão estar no ELMS", disse Fillon segundo o site sportcar365.

Esta decisão pode ser um banho de água fria em marcas como Audi, Mercedes, Ford e McLaren, que não tem representantes entre os Hypercars, já tem acordos com clientes e inclusive participaram de testes de pneus, como foi algumas semanas atrás em Portimão (Portugal).

Richard Mille (FIA), Pierre Fillon (ACO) e Frederic Lequien (Le Mans Management): deles dependerão as entradas na LMGT3
Richard Mille (FIA), Pierre Fillon (ACO) e Frederic Lequien (Le Mans Management): deles dependerão as entradas na LMGT3
Foto: FIA WEC

Se tem como certo é que  FIA/ACO aprovarão as inscrições das marcas que estão na classe Hypercar ou que já tem envolvimento com o WEC. No primeiro grupo, enquadram-se BMW, Corvette (através da Cadillac), Ferrari, Lamborghini, Lexus (pela Toyota) e Porsche. Já no segundo se encaixaria a Aston Martin, que está no certame desde 2012 e deve ter o Valkyrie em 2025.

A decisão de não aprovar entradas de marcas que não estejam no WEC também passa pelo fato de FIA/ACO não quererem fazer acertos específicos no Balanço de Performance para aqueles que estão fora de seus campeonatos. Neste caso, podem haver problemas para os times do Campeonato Asiático de Endurance, que tem direito a inscrição em Le Mans, só que podem ter que buscar outros carros se quiserem participar...

Dentro deste quadro, teriamos pelo menos 14 carros garantidos. Se o objetivo do FIA/ACO é alinhar 18 carros na LMGT3, 2 vagas estariam em aberto. A conferir.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade