PUBLICIDADE

Atletismo

Murer espera mais reconhecimento para o atletismo no Brasil

25 ago 2011 - 14h27
(atualizado às 15h35)
Compartilhar

A atleta brasileira Fabiana Murer, campeã mundial indoor de salto com vara em 2010, declarou nesta quinta-feira em Daegu, na Coreia do Sul, onde disputará o Mundial ao ar livre, que espera que o seu exemplo possa incentivar a prática do atletismo no Brasil.

"Com a importância do futebol no meu país, os outros esportes não têm muito espaço. Mas isso deve mudar com a perspectiva da Olimpíada de 2016, que será organizada no Rio de Janeiro. Na minha modalidade, o salto com vara, já temos dois jovens talentos promissores, um menino e uma menina. Eles tiveram um ótimo desempenho na Olimpíada da Juventude, em Cingapura", explicou Fabiana numa coletiva de imprensa.

"Além disso, a federação contratou treinadores estrangeiros, ucranianos e holandeses, que podem ajudar a melhorar o nível do atletismo brasileiro", completou.

Fabiana, de 30 anos, nascida em Campinas, se disse confiante em relação as suas chances de subir no pódio em Daegu, apesar da forte concorrência. "Seis ou sete saltadoras estão na briga por uma medalha", avaliou.

"Muitas atletas têm marcas entre 4,70 e 4,80. Além disso, Yelena Isinbayeva está de volta, apesar de ela ainda não ter saltado muito alto (4,76) já que mudou técnico", explicou.

Única mulher na história a ter saltado acima dos 5 metros (seu recorde é de 5,06m), a russa, bicampeã mundial e bicampeã olímpica, tirou um ano sabático na temporada passada e voltou a treinar em sua cidade natal, Volvogrado, junto com seu primeiro treinador Evgeniy Trofimov.

Nos anos anteriores, ela trabalhava com o ucraniano Vitaly Petrov, ex-técnico da lenda Serguei Bubka, que hoje é treinador de Fabiana Murer na cidade de Fórmia, na Itália.

A campinense, que tem como recorde pessoal 4,85m, sagrou-se campeã mundial indoor em 2010, em Doha. No último Mundial de Berlim, ela terminou na quinta posição, saltando apenas 4,55m.

Fabiana Mürer quer que esporte seja valorizado
Fabiana Mürer quer que esporte seja valorizado
Foto: AP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade