Greene é escolhido como capitão do atletismo britânico em Londres
A equipe britânica de atletismo já tem o atleta que vai capitanear o grupo nos Jogos de Londres 2012. De acordo com o site do jornal The Guardian, o escolhido para o posto foi Dai Greene, atual campeão mundial dos 400 m com barreira. O atleta é um dos grandes candidatos britânicos ao ouro em Londres e uma das maiores esperanças do país.
» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site
» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos
» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres
Em entrevista ao The Guardian, o corredor de 26 anos afirmou que a nomeação é um privilégio enorme em qualquer edição, mas mais ainda nos Jogos Olímpicos disputados em seu território. Greene concorreu para o posto com nomes como Jessica Ennis e Mo Farah, mas foi o felizardo para comandar a equipe de 78 atletas.
A escolha acaba com a possível controvérsia de "falsos britânicos" capitaneando o time. No Campeonato Mundial Indoor, a atleta americana naturalizada britânica Tiffany Porter foi escolhida como capitão, o que acendeu uma enorme polêmica na mídia britânica. Na época, Porter foi questionada em uma coletiva por um jornalista para cantar o primeiro verso do hino britânico, mas se recusou, mas alegando que sabia cantar.
Outro atleta naturalizado da equipe do Reino Unido que era candidato a capitão é Yamile Aldama, cubana nascida na capital Havana. A esportista de 39 anos, que é a atual campeã mundial indoor, competiu por Cuba nas Olimpíadas de 2000 e pelo Sudão quatro anos depois. Casada com um escocês, ela vive em território britânico há mais de 10 anos e, após uma década, conseguiu a nacionalidade em 2010.
A escolha de Greene como capitão não é, entretanto, surpreendente. Ele já havia assumido a função no Campeonato Europeu de 2011. Para o técnico do atletismo britânico, Charles van Commenee, Dai Greene é um profissional exemplar, respeitado e adorado por todo o grupo.
Londres 2012 no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.