"Foi como se estivesse voando", diz Joaquim Cruz sobre ouro de 1984
Atleta de Taguatinga foi o único brasileiro a vencer prova olímpica de pista e relembra declaração polêmica sobre doping.
12 jun2012 - 05h10
(atualizado em 12/6/2012 às 15h09)
Compartilhar
O meio-fundista Joaquim Cruz é o primeiro e, até hoje, o único atleta brasileiro a conseguir uma medalha de ouro olímpica em uma prova de pista. Mas ele diz que a vitória nos 800 m em Los Angeles 1984 já era esperada.
» Beckham ou Neymar? Vote em quem brilhará mais nos Jogos de Londres
"Em 1983, eu estava muito bem fisicamente e sentia que algo maior do que eu mesmo aconteceria em 1984. Eu dei uma entrevista a um jornal e cheguei a dizer que ganharia a Olimpíada", disse à BBC Brasil.
"Tudo o que eu fiz na minha vida tinha uma meta definida, tinha um objetivo. Se vou tentar esse esporte, vou ver até onde posso chegar com ele."
Cruz enfrentou uma disputa acirrada com o britânico Sebastian Coe (hoje presidente do comitê organizador de Londres-2012) e saiu do terceiro lugar para vencer a prova nos últimos 100 m.
"Eu só precisava assegurar que o Sebastian Coe não iria me ultrapassar de repente, porque ele tinha uma boa frequência na passada dele, e tinha facilidade de mudar de um lugar para o outro rápido. Mas eu tinha passadas mais longas e lentas, então não queria ser surpreendido. Nos vídeos eu apareço olhando sempre para o lado, vigiando o Sebastian Coe", relembra.
"Nos últimos 100 m eu mudei o ritmo da prova. Quando eu resolvi passar (os outros corredores), eu senti um arrepio no meu corpo inteiro e as raias da pista se transformaram numa só. Eu não ouvi mais a arquibancada, nem nada. Foram 80 m de arrepio, a sensação foi como se eu estivesse voando. Quando atravessei a linha de chegada eu falei 'meu Deus, obrigado, meu Deus'."
Cruz diz ainda que Coe chegou a "prever" sua vitória quando os dois se enfrentaram em 1981, na Copa do Mundo em Roma. O inglês já era o recordista mundial adulto da modalidade e o brasileiro era o recordista juvenil.
"Fiquei em 6º lugar, fiz uma péssima prova. Após a premiação, fui até o Sebastian Coe cumprimentá-lo pela vitória e ele falou algo para mim que eu não entendi. Depois de vencer a prova em 84, voltei para o estádio e perguntei o que ele falou para mim em Roma. Ele disse: 'eu falei que você seria um grande campeão'."
Contra a vontade
Joaquim Cruz nasceu em Taguatinga, no Distrito Federal, e começou a praticar atletismo por acaso, quando um amigo e colega de escola o indicou para os treinos.
"Eu já jogava basquete e o Carlos Vanderlei, o Vandeco, me indicou para um professor que procurava corredores como uma brincadeira de mau gosto. Mas eu não me importei, pensei 'isso não vai dar em nada'."
Cruz conta que seu técnico de basquete, Luiz Alberto de Oliveira, foi um dos principais incentivadores do atletismo, contra sua vontade.
"Eu não gostava do atletismo, mas consegui sonhar com o Luiz Alberto e ele me convenceu. Aos 15 anos, quebrei dois recordes nacionais e obtive uma vaga na Seleção Brasileira para o meu primeiro Sul-Americano no Uruguai."
Ao relembrar a relação com Oliveira, que foi seu treinador até o fim da carreira, Joaquim Cruz se emociona. "Desde o início ele mostrou uma confiança em mim que eu não tive dentro de casa com meu pai. Tínhamos um objetivo e conquistamos um sonho maior do que podíamos imaginar."
O colega de escola que o "empurrou" para as pistas, segundo Joaquim, permanece um grande amigo. "Ganhei a Olimpíada e trouxe ele para cá (para os Estados Unidos). Ele veio, cursou a universidade, casou-se com uma americana e hoje é professor de espanhol."
Polêmica sobre doping
A carreira de Cruz também foi marcada pela polêmica envolvendo declarações que ele fez durante a Olimpíada de Seul 1988, sugerindo que a atleta americana Florence Griffith-Joyner usava doping.
Naquele ano, Griffith-Joyner, com 28 anos, ganhou três medalhas de ouro e estabeleceu recordes até hoje não superados. Ela encerrou sua carreira pouco depois da competição e faleceu abruptamente em 1998 em decorrência de uma crise de epilepsia, levantando mais suspeitas sobre o uso de substâncias proibidas. No entanto, nada foi provado.
A declaração de Cruz, ainda durante os Jogos de Seul, foi motivada pela desclassificação do atleta canadense Ben Johnson por doping, dias antes.
O meio-fundista falou à rede Globo sobre o tema e disse que "no começo da carreira ela (Florence Griffith-Joyner) era muito feminina, mas algum tempo depois já parecia um homem".
"Na época a comunidade do atletismo não estava preparada para o resultado que Florence tinha obtido. Os atletas comentavam entre si, por causa de resultados impressionantes como o dela e o de Ben Johnson, que alguns estavam se dopando, mas ninguém tinha coragem de falar isso em público."
"Na vila, no dia seguinte, eu fui recebido como um herói, por ter falado a verdade. Mas eu também tive problemas, porque não foi o momento adequado para fazer um comentário daquele tamanho", relembra.
O atleta diz que a polêmica provocada pela entrevista, exibida internacionalmente pela rede americana CNN, prejudicou seu desempenho na prova dos 1.500 m e fez com que ele decidisse se retirar da competição.
"Fui para lá para competir e arrumei uma distração para mim mesmo. Eu não queria ser lembrado por uma declaração e sim pelos meus feitos na pista. Foi uma situação que me deixou sem orgulho de estar ali. Perdi o orgulho de ser atleta naquele momento", afirmou.
Transição
Joaquim Cruz encerrou oficialmente sua carreira em 1997, quando já acumulava experiências como treinador em universidades e escolas americanas. Ele diz que a mudança de emprego foi difícil, apesar de ter começado cedo.
"Durante a preparação para 84, eu fiz perguntas importantes a mim mesmo: 'eu estou preparado para vencer uma Olimpíada? O que eu vou fazer com isso? Como isso vai me ajudar?' Comecei a fazer a transição (para treinador) cedo, mas meu primeiro emprego fixo só veio no ano retrasado", diz Cruz.
O atleta vive em San Diego, nos Estados Unidos, e é treinador da equipe americana de atletas paralímpicos. Ele também trabalha com soldados em recuperação de ferimentos de guerra, que eventualmente se tornam atletas.
"Eu sou brasileiro de Taguatinga, consegui fazer as coisas na minha vida depois que provei algo. Só consegui uma bolsa de estudos depois que quebrei o recorde juvenil, só fui patrocinado por alguém depois que mostrei resultados. Depois que ganhei a medalha, as portas se abriram para mim e eu aproveitei."
No Brasil, ele fundou o Instituto Joaquim Cruz, que encaminha jovens de comunidades pobres para a prática do atletismo.
Londres 2012 no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.
Brasil - 230 atletas com vaga para Londres 2012De olho na Olimpíada de Londres, o Brasil confirmou vaga em 30 modalidades, do atletismo ao vôlei. Atualmente, já são 230 atletas. Confira quem são os classificados e quantos competidores representarão o País em cada esporte
Foto: Vipcomm/COB / Divulgação
Atletismo - Adriana da Silva - maratonaA brasileira Adriana Aparecida da Silva se classificou para a maratona dos Jogos Olímpicos de Londres com o tempo de 2h29min17s, obtido na Maratona de Tóquio. Ela ficou na nona colocação e superou o índice de 2h30min07s
Foto: Fernando Borges / Terra
Atletismo - Ana Cláudia Lemos - 200 mPré-classificada de acordo com critérios da CBAt, Ana Cláudia é a 8ª colocada no ranking mundial e atingiu o índice A da IAAF ao correr a prova em 22s48 durante o Troféu Brasil, em agosto de 2011
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Atletismo - Andressa Oliveira - lançamento de discoCom lançamento de 62,63 m, Andressa supurou o índice A (62 m) da IAAF durante o Campeonato Estadual Caixa de Adultos, no Ibirapuera, em São Paulo, em maio deste ano
Foto: Fernanda Paradizo/ZDL / Divulgação
Atletismo - Bruno Lins - 200 mPré-classificado de acordo com critérios da CBAt, figura na 10ª colocação do ranking mundial e atingiu índice A da IAAF ao cravar 20s16 no Troféu Brasil de Atletismo, em São Paulo, em agosto de 2011
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Atletismo - 200 m (2 atletas)Cada país pode levar no máximo três atletas por prova. Diego Cavalcanti é o atual número dois da lista, com a marca de 20s40 no GP Caixa/Unifor, em maio de 2012. Com o tempo de 20s42 no Torneio FPA Adulto e Juvenil, em abril, Aldemir Gomes Silva (foto) é o terceiro. Bruno Lins já está nos Jogos por terminar 2011 entre os top 10 do ranking mundial
Foto: Fernanda_Paradizo/ZDL / Divulgação
Atletismo - Fabiana Murer - salto com varaPré-classificada de acordo com critérios da CBAt, Fabiana Murer é a vice-líder do ranking mundial da IAAF. Durante o Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, em agosto de 2011, alcançou o índice ao conquistar a medalha de ouro com marca de 4,85 m
Foto: Bruno Santos / Terra
Atletismo - Fabiano Peçanha - 800 mFabiano Peçanha (de azul) obteve o índice A da Iaaf (1min45s60) na Copa Rio Grande do Sul de Atletismo, em maio de 2012, com a marca de 1min45s31. Outros dois atletas brasileiros têm o índice B (Diomar Noêmio de Souza e Diego Gomes), mas para se classificarem para os Jogos de Londres precisam superar o índice A
Foto: Getty Images
Atletismo - Fábio Gomes da Silva - salto com varaPré-classificado de acordo com critérios da CBAt, é o 7° colocado no ranking mundial e alcançou índice A da IAAF ao saltar 5,80 m no Festival de Salta com Vara da Federação Paulista de Atletismo, em São Caetano, em fevereiro de 2011
Foto: Reuters
Atletismo - Franck Caldeira - maratonaClassificado de acordo com critérios da CBAt, Franck Caldeira concluiu a Maratona de Milão, em abril de 2012, em 2h12min03s, marca que lhe assegurou a vaga olímpica
Foto: Getty Images
Atletismo - Guilherme Cobbo - salto em alturaGuilherme Cobbo foi o primeiro brasileiro a obter índice olímpico para os Jogos de Londres no salto em altura. Em junho deste ano, o atleta do EC Pinheiros saltou 2,28 m (exatamente o índice B) durante o Torneio FPA Adulto de atletismo, no Ibirapuera, em São Paulo
Foto: Fernanda Paradizo/ZDL / Divulgação
Atletismo - Jonathan Henrique da Silva - salto triploAlcançou o índice durante o Torneio FPA Juvenil e Adulto, em São Paulo. Sua marca foi de 17,39 m
Foto: Camila Paradizo/ZDL / Divulgação
Atletismo - Keila Costa - salto triploKeila Costa se classificou para o salto triplo em Londres 2012 com a marca de 14,20 m, obtida em abril de 2012 durante o Torneio FPA Juvenil e Adulto
Foto: Wagner do Carmo/CBAt / Divulgação
Atletismo - Kleberson Davide - 800 mKleberson Davide obteve o índice A da Iaaf (1min45s60) em junho deste ano no Torneio FPA Adulto de atletismo, realizado no Ibirapuera, em São Paulo, com a marca de 1min45s32. Fabiano Peçanha também tem o índice A, e dois atletas, Diomar Noêmio de Souza e Diego Gomes, têm o índice B (1min46s30), mas precisam alcançar a marca A para brigarem pela classificação olímpica
Foto: AFP
Atletismo - Laila Ferrer e Silva - lançamento de dardo Laila Ferrer e Silva superou o índice olímpico (59,75 m) no GP Brasil de Atletismo, disputado em maio de 2012, no Rio de Janeiro. A atleta fez lançamento de 60,21 m para garantir a vaga
Foto: Marcelo Ferrelli/CBAt / Divulgação
Atletismo - Marilson dos Santos - maratonaClassificado de acordo com critérios da CBAt, por ter encerrado o ano de 2011 em 21° lugar no ranking mundial de maratonistas. Sua melhor marca foi registrada em Londres, em abril do ano passado, quando terminou em quarto e cravou 2h06min34s
Foto: Bruno Santos / Terra
Atletismo - Maureen Maggi - salto em distânciaPré-classificada de acordo com critérios da CBAt, aparece na 6ª colocação do ranking mundial. Junto com o tricampeonato pan-americano conquistado em Guadalajara, em outubro de 2011, garantiu também o índice A da IAAF, depois de saltar 6,94 m
Foto: AP
Atletismo - Mauro Vinícius da Silva - salto em distânciaPré-classificado de acordo com critérios da CBAt, aparece em 10° no ranking do salto em distância. O índice A exigido pela IAAF foi alcançado em setembro de 2011, quando saltou 8,27 m durante o Torneio Bandeirantes, disputado no Centro Olímpico, em São Paulo
Foto: Marcelo Ferrelli/CBAt / Divulgação
Atletismo - Paulo Roberto de Almeida Paula - maratonaClassificado de acordo com critérios da CBAt, Paulo Roberto de Almeida Paula obteve o índice olímpico na Maratona de Pádova, em abril de 2012, quando concluiu a prova em 2h10min23s
Foto: Sérgio Shibuya/ZDL / Divulgação
Atletismo - Ronald Julião - lançamento de discoRonald Julião venceu a prova de lançamento de disco no Long Beach Invitational, nos Estados Unidos, com a marca de 63,01 m, e superou em 1 cm o índice exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)
Foto: Agência Luz/BM&FBOVESPA / Divulgação
Atletismo - Rosângela Santos - 100 mCom a marca de 11s21, Rosângela Santos superou o índice A (11s22) da IAAF no GP Brasil de Atletismo, disputado em maio deste ano, no Rio de Janeiro
Foto: Marcelo Ferrelli/CBAt / Divulgação
Basquete - Seleção Brasileira feminina (12 atletas)Conquistou a vaga no Torneio Pré-Olímpico de Neiva, na Colômbia, no qual se sagrou campeã em outubro de 2010
Foto: VIPCOM / Divulgação
Basquete - Seleção Brasileira masculina (12 atletas)Conquistou a vaga ao chegar à final da Copa América, torneio utilizado como seletiva continental, que foi disputado em setembro de 2011, em Mar del Plata, na Argentina
Foto: AFP
Boxe - Adriana Araújo (-60kg)Adriana Araújo, da categoria até 60kg, chegou às quartas de final do Mundial em Qinhuangdao (China) ao derrotar a norte-coreana Young Sim Ryo por 17 a 14, e assim garantiu a vaga nos Jogos Olímpicos de Londres
Boxe - Roseli Feitosa (-75 kg)Roseli Feitosa assegurou vaga após a vitória de Elena Vystropova, atleta do Azerbaijão para quem havia perdido na fase preliminar do Campeonato Mundial da China, chegar às finais da competição com triunfo sobre a sueca Rosalie Laurell
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Boxe - Julião Neto (-52 kg)Julião Henriques Neto se classificou ao chegar à final da categoria até 52 kg do Pré-Olímpico das Américas de boxe, disputado em maio de 2012, no Rio de Janeiro
Foto: Getty Images
Boxe - Robenilson Jesus (-56 kg)Robenilson Jesus se classificou ao avançar à semifinal no Pré-Olímpico das Américas de boxe, disputado no Rio de Janeiro, em maio de 2012
Foto: Getty Images
Boxe - Robson Conceição (-60 kg)Robson Conceição havia conquistado a vaga ao passar pelo ucraniano Vasyl Lomachenko, campeão olímpico e mundial de boxe, no Mundial de Baku, no Azerbaijão. A delegação ucraniana contestou a decisão dos árbitros no embate e conseguiu anular o resultado, cancelando também a vaga. Ela só voltou a valer quando Robson foi beneficiado por uma vitória do próprio Lomachenko
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Boxe - Everton Lopes (-64 kg)Everton Lopes garantiu a vaga com um feito inédito para o boxe amador brasileiro: se sagrou campeão mundial em Baku, no Azerbaijão. Na final, passou pelo ucraniano Denys Berinchyc
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Boxe - Myke Carvalho (-69 kg)Myke Carvalho se classificou ao avançar para a semifinal da categoria até 69 kg do Pré-Olímpico das Américas de boxe, disputado no Rio de Janeiro, em maio de 2012. Myke vai para sua terceira Olimpíada
Foto: Getty Images
Boxe - Esquiva Falcão (-75 kg)A vaga olímpica foi conquistada com a medalha de bronze no Mundial de Baku, no Azerbaijão, em outubro de 2010
Foto: CBBoxe / Divulgação
Boxe - Yamaguchi Falcão (-81 kg)Yamaguchi Florentino Falcão (de azul) obteve a vaga ao avançar à semifinal da categoria até 81 kg no Pré-Olímpico das Américas de boxe, disputado no Rio de Janeiro, em maio de 2012. Yamaguchi é irmão de Esquiva Falcão
Foto: Getty Images
Canoagem - Erlon Silva e Ronílson OliveiraA dupla garantiu a classificação para Londres ao conquistar a medalha de prata na prova C2 1.000 m dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara
Foto: Luiz Pires/VIPCOM / Divulgação
Canoagem - Ana Sátila - K1A brasileira Ana Sátila se classificou para a Olimpíada de Londres ao vencer a competição de caiaque individual (K1) feminino do Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom, na cidade de Foz do Iguaçu, em março de 2012. A atleta mato-grossense, que conseguiu a vaga aos 15 anos, terminou a prova com o tempo de 106s92
Foto: Iran Schleder / Divulgação
Ciclismo - BMX - Renato RezendeO carioca Renato Rezende, 21 anos, obteve a classificação por meio do ranking mundial após seu resultado no Campeonato Mundial de BMX, realizado em Birmingham, na Inglaterra, em maio deste ano
Foto: Getty Images
Ciclismo - BMX - Squel SteinA catarinense Squel Stein, 20 anos, obteve a classificação por meio do ranking mundial após seu resultado no Campeonato Mundial de BMX, realizado em Birmingham, na Inglaterra, em maio deste ano
Foto: Melissa Becker / Especial para Terra
Ciclismo - Estrada masculino (3 atletas)Uma vaga veio com a medalha de ouro de Gregolry Panizo (foto) no Campeonato Pan-Americano de Medellín, na Colômbia; as outras duas foram confirmadas pela Federação Internacional de Ciclismo, pelo fato de o País ter alcançado o terceiro lugar no ranking das Américas. A Confederação Brasileira de Ciclismo selecionou os atletas Magno Nazaret e Rafael Andriato para ocuparem estas duas vagas
Foto: Getty Images
Ciclismo - Estrada feminino (3 atletas)Por meio do ranking mundial, o Brasil conquistou três vagas no ciclismo de estrada feminino. As atletas selecionadas pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para representar o País nos Jogos de Londres foram: Janildes Fernandes (foto), Clemilda Fernandes e Fernanda da Silva Souza
Foto: Wagner Carmo/Inovafoto/COB / Divulgação
Ciclismo - Mountain bike - Rubens ValerianoMineiro de São Pedro da União, Rubens Valeriano, 32 anos, representará o Brasil na mountain bike nos Jogos de Londres 2012
Foto: Getty Images
Esgrima - Athos SchwantesNo Pré-Olímpico das Américas de Esgrima, no Chile, o paranaense Athos Schwantes (à esq.) assegurou a classificação na categoria espada ao derrotar o argentino Félix Dominguez, nas semifinais
Foto: Getty Images
Esgrima - Guilherme ToldoO esgrimista Guilherme Toldo, 20 anos, obteve a vaga na categoria florete após vencer o Pré-Olímpico do Chile da modalidade
Foto: COB / Divulgação
Esgrima - Renzo AgrestaConfirmou a sua terceira participação consecutiva em Olimpíadas ao terminar em 39° lugar no Grand Prix de Budapeste (Hungria), em março de 2012
Foto: Getty Images
Futebol - Seleção Brasileira feminina (18 atletas)Carimbou o passaporte ao se sagrar campeã do Sul-Americano disputado no Equador, em novembro de 2010
Foto: AP
Futebol - Seleção Brasileira masculina (18 atletas)Garantiu o direito de disputar os Jogos Olímpicos de Londres ao ser campeã do Sul-Americano Sub-20 no Peru, em fevereiro de 2011
Foto: Mowa Press / Divulgação
Ginástica Artística - Diego HypólitoO mais destacado ginasta do Brasil confirmou vaga para Londres 2012 no solo, com a medalha de bronze no Mundial de Toquio, no Japão, em outubro de 2011
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Ginástica Artística - Arthur ZanettiConquistou vaga nas argolas, ao ganhar a medalha de prata no Mundial de Tóquio, no Japão, em outubro de 2011
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Ginástica Artística - individual geral (1 atleta)Sérgio Sasaki garantiu a vaga ao terminar o evento-teste para a Olimpíada, em janeiro de 2012, na 9ª colocação. A vaga pertence ao país e o atleta que competirá será definido pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Ginástica artística - Seleção Brasileira feminina (5 atletas) Adrian Gomes, Daiane dos Santos, Bruna Leal, Daniele Hypolito, Ethiene Franco, Jade Barbosa e Priscila Cobello conquistaram o quarto lugar em evento-teste disputado na North Greenwich Arena, em Londres. A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) vai definir quem competirá na Olimpíada
Foto: EFE
Handebol - Seleção Brasileira feminina (14 atletas)Confirmou a classificação para Londres 2012 ao conquistar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro de 2011
Foto: Luiz Pires/VIPCOM / Divulgação
Hipismo - Equipe de Saltos (4 atletas)Conquistou a vaga olímpica ao terminar os Jogos Equestres Mundiais, em outubro de 2010, com a quarta colocação. Na ocasião, a equipe foi formada por Rodrigo Pessoa, Bernardo Alves, Doda Miranda e Pedro Veniss
Foto: Jeferson Bernardes/VIPCOM / Divulgação
Hipismo - Equipe CCE (5 atletas)Os brasileiros vão disputar o Concurso Completo de Equitação (CCE) em Londres por conta da medalha de bronze conquistada nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro de 2010. Jesper Martendal, Marcelo Tosi, Marcio Jorge, Ruy Fonseca Filho e Serguei Fofanoff participaram.
Foto: AP
Hipismo - Luiza Almeida - adestramentoA amazona Luiza Almeida conseguiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres no adestramento pelo ranking continental de março de 2012
Foto: Mauro Horita / Terra
Esporte Aquáticos - nado sincronizado - duetoO dueto brasileiro formado por Lara Figueira e Nayara Teixeira conquistou a vaga para Londres após terminar o Pré-Olímpico da modalidade na nona posição. As brasileiras somaram 175.630 pontos
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra
Esportes Aquáticos - Poliana Okimoto - maratonas aquáticasA nadadora terminou em oitavo na maratona aquática do Mundial de Xangai, em julho de 2011, e garantiu assim a vaga para Londres 2012
Foto: VIPCOM / Divulgação
Esportes Aquáticos - Daynara de Paula - nataçãoClassificou-se para Londres após atingir índice olímpico nos 100 m borboleta
Foto: Satiro Sodré/Agif / Divulgação
Esportes Aquáticos - Fabiola Molina - nataçãoClassificou-se para Londres após atingir índice olímpico nos 100 m costas
Foto: Satiro Sodré/Agif / Divulgação
Esportes Aquáticos - Gracielle Hermann - nataçãoClassificou-se para Londres após atingir índice olímpico nos 50 m livre
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Esportes Aquáticos - Joana Maranhão - nataçãoClassificou-se para Londres após atingir índice olímpico nos 400 m medley
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Esportes Aquáticos - Bruno Fratus - nataçãoClassificou-se para Londres após atingir índice olímpico nos 50 m livre; Fratus também integrará a equipe de revezamento 4x100 m livre do Brasil
Foto: Satiro Sodré/Agif / Divulgação
Esportes Aquáticos - Cesar Cielo - nataçãoClassificou-se para Londres após atingir índice olímpico nas provas de 50 m livre e 100 m livre; Cielo também integrará a equipe de revezamento 4x100 m livre do Brasil
Foto: Satiro Sodré/Agif / Divulgação
Esportes Aquáticos - Daniel Orzechowski - nataçãoClassificou-se para Londres após atingir índice olímpico nos 100 m costas
Foto: Satiro Sodré/Agif / Divulgação
Esportes Aquáticos - Felipe França - nataçãoClassificou-se para Londres após atingir índice olímpico nos 100 m peito
Foto: Satiro Sodré/Agif / Divulgação
Esportes Aquáticos - Felipe Lima - nataçãoClassificou-se para Londres após atingir índice olímpico nos 100 m peito
Foto: Satiro Sodré/Agif / Divulgação
Esportes Aquáticos - Glauber Silva - nataçãoClassificou-se para Londres após atingir índice olímpico nos 100 m borboleta
Foto: Satiro Sodré/Agif / Divulgação
Esportes Aquáticos - Henrique Barbosa - nataçãoClassificou-se para Londres após atingir índice olímpico nos 200 m peito
Foto: Satiro Sodré/Agif / Divulgação
Esportes Aquáticos - Henrique Rodrigues - nataçãoClassificou-se para Londres após atingir índice olímpico nos 200 m medley
Foto: Satiro Sodré/Agif / Divulgação
Esportes Aquáticos - Kaio Márcio - nataçãoClassificou-se para Londres após atingir índice olímpico nas provas de 100 m e 200 m borboleta
Foto: Satiro Sodré/Agif / Divulgação
Esportes Aquáticos - Leonardo de Deus - nataçãoClassificou-se para Londres após atingir índice olímpico nas provas de 200 m borboleta e 200 m costas
Foto: Satiro Sodré/Agif / Divulgação
Esportes Aquáticos - Nicolas Oliveira - nataçãoClassificou-se para Londres após atingir índice olímpico nos 100 m livre; Oliveira também integrará a equipe de revezamento 4x100 m livre do Brasil
Foto: Satiro Sodré/Agif / Divulgação
Esportes Aquáticos - Tales Cerdeira - nataçãoClassificou-se (esq) para Londres após atingir índice olímpico nos 200 m peito
Foto: Satiro Sodré/Agif / Divulgação
Esportes Aquáticos - Thiago Pereira - nataçãoClassificou-se para Londres após atingir índice olímpico nas provas de 200 m medley e 400 m medley
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Esportes Aquáticos - revezamento masculino 4x100 m livreA equipe brasileira garantiu vaga durante a disputa do Mundial de natação de Xangai, na China, em julho de 2011. Os atletas escolhidos para o revezamento 4x100 m foram: Cesar Cielo, Nicolas Oliveira, Bruno Fratus e Marcelo Chierighini. Um reserva, a ser definido, acompanha a equipe
Foto: Reuters
Esporte Aquáticos - saltos ornamentais - trampolim de 3 mEm fevereiro de 2012, César Castro garantiu a vaga ao avançar às semifinais da Copa do Mundo da Fina, realizada no novo Centro Aquático de Londres como evento-teste para a Olimpíada
Foto: AFP
Esportes Aquáticos - saltos ornamentais - plataformaHugo Parisi confirmou a vaga em fevereiro de 2012, ao se classificar para a semifinal da Copa do Mundo de Londres
Foto: Getty Images
Judô - Sarah Menezes (-48 kg)Classificada com base no ranking da Federação Internacional de Judô, por ocupar o 2º lugar em lista divulgada no início de maio de 2012, melhor brasileira em sua categoria
Foto: AFP
Judô - Erika Miranda (-52 kg)Classificada (esq) com base no ranking da Federação Internacional de Judô, por ocupar o 3º lugar em lista divulgada no início de maio de 2012, melhor brasileira em sua categoria
Foto: AFP
Judô - Rafaela Silva (-57 kg)Classificada (de branco) com base no ranking da Federação Internacional de Judô, por ocupar o 3º lugar em lista divulgada no início de maio de 2012, melhor brasileira em sua categoria
Foto: AFP
Judô - Mariana Silva (-63 kg)Classificada (de branco) com base no ranking da Federação Internacional de Judô, por ocupar o 14º lugar em lista divulgada no início de maio de 2012, melhor brasileira em sua categoria
Foto: Getty Images
Judô - Maria Portela (-70 kg)Classificada (dir) com base no ranking da Federação Internacional de Judô, por ocupar o 8º lugar em lista divulgada no início de maio de 2012, melhor brasileira em sua categoria
Foto: Getty Images
Judô - Mayra Aguiar (-78 kg)Classificada com base no ranking da Federação Internacional de Judô, por ocupar o 1º lugar em lista divulgada no início de maio de 2012, melhor brasileira em sua categoria
Foto: AFP
Judô - Maria Suelen Altheman (+78 kg)Classificada com base no ranking da Federação Internacional de Judô, por ocupar o 7º lugar em lista divulgada no início de maio de 2012, melhor brasileira em sua categoria
Foto: AFP
Judô - Felipe Kitadai (-60 kg)Classificado (dir) com base no ranking da Federação Internacional de Judô, por ocupar o 11º lugar em lista divulgada no início de maio de 2012, melhor brasileiro em sua categoria
Foto: Getty Images
Judô - Leandro Cunha (-66 kg)Classificado (dir) com base no ranking da Federação Internacional de Judô, por ocupar o 4º lugar em lista divulgada no início de maio de 2012, melhor brasileiro em sua categoria
Foto: AFP
Judô - Bruno Mendonça (-73 kg)Classificado (dir) com base no ranking da Federação Internacional de Judô, por ocupar o 10º lugar em lista divulgada no início de maio de 2012, melhor brasileiro em sua categoria
Foto: AFP
Judô - Leandro Guilheiro (-81 kg)Classificado com base no ranking da Federação Internacional de Judô, por ocupar o 1º lugar em lista divulgada no início de maio de 2012, melhor brasileiro em sua categoria
Foto: Getty Images
Judô - Tiago Camilo (-90 kg)Classificado com base no ranking da Federação Internacional de Judô, por ocupar o 6º lugar em lista divulgada no início de maio de 2012, melhor brasileiro em sua categoria
Foto: Getty Images
Judô - Luciano Correa (-100 kg)Classificado (dir) com base no ranking da Federação Internacional de Judô, por ocupar o 15º lugar em lista divulgada no início de maio de 2012, melhor brasileiro em sua categoria
Foto: Getty Images
Judô - Rafael Silva (+100 kg)Classificado (dir) com base no ranking da Federação Internacional de Judô, por ocupar o 7º lugar em lista divulgada no início de maio de 2012, melhor brasileiro em sua categoria
Foto: AFP
Levantamento de peso masculinoO paulistano Fernando Saraiva Reis, 22 anos, obteve a vaga na categoria acima de 105 kg durante o Pré-Olímpico da modalidade, disputado na Guatemala, em maio de 2012
Foto: Getty Images
Levantamento de peso feminino (1 atleta)Após a vitória de Jaqueline Ferreira (foto) na categoria até 75 kg no Pré-Olímpico da Guatemala, em maio de 2012, a equipe brasileira feminina terminou a disputa em segundo lugar. O desempenho das atletas no torneio foi suficiente para a conquista de uma vaga olímpica. A Confederação Brasileira de Levantamento de Peso irá definir o nome da representante do Brasil em Londres
Foto: AFP
Luta olímpica - Joice Silva (-55 kg)Brasileira (à dir.) conquistou a medalha de prata na Vaanta Cup, competição realizada na Finlândia que serviu como Pré-Olímpico da modalidade
Foto: AP
Pentatlo moderno - Yane MarquesCom a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, Yane Marques confirmou a disputa da Olimpíada de Londres no pentatlo moderno
Foto: Wagner Carmo/Inovafoto/COB / Divulgação
Remo - Anderson Nocetti - Single SkiffAnderson Nocetti conseguiu sua quarta classificação olímpica ao chegar à final do single skiff no Pré-Olímpico da América Latina da modalidade, em Tigres, na Argentina
Foto: Getty Images
Remo - Kissya Cataldo - Single SkiffA mineira, 29 anos, obteve a vaga para os Jogos de Londres durante o Pré-Olímpico da modalidade realizado em março deste ano em Tigres, na Argentina
Foto: Getty Images
Remo - Fabiana Beltrame e Luana Bartholo - Double Skiff peso leveFabiana Beltrame e Luana Bartholo garantiram a vaga no double skiff peso leve feminino ao terminarem na segunda colocação do Pré-Olímpico, disputado em Tigres, na Argentina. Elas cravaram o tempo de 7min49s94
Foto: Reuters
Taekwondo - Diogo Silva (-68 kg)Após ficar fora de duas edições da Olimpíada, confirmou a vaga para Londres 2012 ao conquistar a medalha de bronze no Pré-Olímpico de Baku, no Azerbaijão, em julho de 2011
Foto: Leandro Miranda / Terra
Taekwondo - Natália Falavigna (+67 kg)Sagrou-se campeã da seletiva olímpica de Queretaro, no México, e garantiu a última vaga brasileira para o taekwondo olímpico
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Tênis de mesa - Caroline KumaharaCom apenas 16 anos, Caroline Kumahara alcançou a vaga para os Jogos de Londres no Pré-Olímpico do Rio de Janeiro, em março de 2012
Foto: Getty Images
Tênis de mesa - Gustavo TsuboiGustavo Tsuboi garantiu classificação para sua segunda Olimpíada - também disputou Pequim 2008 - no Pré-Olímpico realizado em março de 2012, no Rio de Janeiro
Foto: Getty Images
Tênis de mesa - Hugo HoyamaConfirmou sua sexta participação em Olimpíadas no Pré-Olímpico realizado em março de 2012, no Rio de Janeiro
Foto: Getty Images
Tênis de mesa - Ligia SilvaLigia Silva confirmou vaga para os Jogos de Londres no Pré-Olímpico realizado em março de 2012, no Rio de Janeiro
Foto: Getty Images
Tênis de mesa - equipe femininaCom a classificação de duas atletas nas competições individuais, o País garantiu vaga no torneio por equipes feminino, que, além de Lígia Silva e Carolina Kumahara, terá a chinesa naturalizada brasileira Gui Lin (foto)
Foto: Fernando Borges / Terra
Tênis de mesa - equipe masculinaCom a classificação de dois atletas nas competições individuais, o País garantiu vaga no torneio por equipes masculino, que, além de Gustavo Tsuboi e Hugo Hoyama, terá Thiago Monteiro (foto)
Foto: Getty Images
Tiro com arco (1 atleta)Bernardo Oliveira (foto) garantiu a vaga após terminar em segundo lugar no Pré-Olímpico da modalidade disputado em Medellín (Colômbia). O Brasil teria outro representante, já que Gustavo Trainini ficou com o bronze, mas as regras do torneio estabeleceram que cada país poderia ter apenas um representante classificado. Assim, a Confederação Brasileira de Tiro com Arco decidirá quem irá para Londres
Foto: Getty Images
Tiro esportivo - Ana Luiza Ferrão Mello - pistola 25 mConseguiu a vaga no Campeonato das Américas de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro, em novembro de 2010
Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB / Divulgação
Tiro esportivo - Felipe Fuzaro - fossa olímpica doubleCarimbou o passaporte no Campeonato das Américas de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro, em novembro de 2010
Foto: Divulgação
Triatlo masculino - Diogo SclebinO carioca radicado em Belo Horizonte Diogo Sclebin, 29 anos, se classificou para os Jogos de Londres em maio deste ano, por meio do ranking mundial de triatlo
Foto: Pauta Livre / Divulgação
Triatlo masculino - Reinaldo ColucciReinaldo Colucci conquistou a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e deu ao País uma vaga olímpica. Em 2012, a Confederação Brasileira de Triatlo e o Comitê Olímpico Brasileiro confirmaram que Colucci ocupará nos Jogos de Londres a vaga por ele conquistada
Foto: Washington Alves/Inovafoto/COB / Divulgação
Triatlo feminino - Pâmella OliveiraPâmella se classificou por meio do critério new flag, que dá a vaga olímpica ao atleta melhor ranqueado de um continente que ainda não qualificou um representante
Foto: Getty Images
Vela - classe RS:X (1 atleta)Patrícia Freitas garantiu a vaga para o Brasil com eficiência e sorte: chegou em 22º na primeira fase do Mundial de Vela de Perth, na Austrália. Como entre as 34 velejadoras que se classificaram para a flotilha ouro havia representantes de exatos 20 países, conseguiu a vaga. Ela se confirmou como representante no Pré-Olímpico de Búzios
Foto: Pedro Felizardo/CBVM / Divulgação
Vela - classe RS:X (1 atleta)Ricardo Winicki, o Bimba, confirmou a vaga para o Brasil ao se classificar para a Regata Ouro do Mundial de Vela de Perth, na Austrália. Ele terminou a primeira fase da competição na 15ª colocação geral. No Pré-Olímpico de Búzios, em fevereiro de 2012, se confirmou como representante do País na categoria
Foto: Pedro Felizardo/CBVM / Divulgação
Vela - classe Star (2 atletas)Robert Scheidt e Bruno Prada garantiram a vaga no Mundial de Vela de Perth, na Austrália, ao terminar a fase de classificação entre os dez primeiros. No Pré-Olímpico de Búzios, em fevereiro de 2012, se confirmaram como representantes do Brasil para a prova
Foto: Ocean Images / Divulgação
Vela - classe Laser Radial (1 atleta)Adriana Kostiw conquistou a vaga ao terminar a primeira fase do Mundial de Vela de Perth, na Austrália, na 45ª colocação. No Pré-Olímpico de Búzios, em fevereiro de 2012, conseguiu se confirmar como a representante do Brasil para a prova
Foto: Pedro Felizardo/CBVM / Divulgação
Vela - classe Finn (1 atleta)Jorge Zarif conseguiu a vaga ao terminar o Mundial de Perth, na Austrália, com a 32ª colocação. Com a vitória no Pré-Olímpico de Búzios, em fevereiro de 2012, Zarif se confirmou como o representante brasileiro na prova
Foto: Pedro Felizardo/CBVM / Divulgação
Vela - classe 470Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (foto) se classificaram para a Olimpíada com o 11º lugar no Troféu Princesa Sofia, em abril de 2012. A competição serviu como desempate na disputa pela qualificação com a dupla Martine Grael e Isabel Swan, que ficaram cinco posições atrás. Grael e Swan asseguraram vaga em Londres para o Brasil ao terminar o Mundial de Perth no 8º posto, enquanto que Fernanda e Ana haviam vencido o Pré-Olímpico de Búzios
Foto: Daniel Primo/CBVM / Divulgação
Vela - classe Laser StandardBruno Fontes garantiu a vaga ao terminar a primeira fase do Mundial de Vela de Perth, na Austrália, na 18ª colocação. No Pré-Olímpico de Búzios, em fevereiro de 2012, ele se confirmou como o representante do País em Londres
Foto: Washington Alves/Inovafoto/COB / Divulgação
Vôlei - Seleção Brasileira masculina (12 atletas)Confirmou a vaga ao terminar a Copa do Mundo do Japão na terceira colocação, em dezembro de 2011
Foto: AP
Vôlei - Seleção Brasileira feminina (12 atletas)Se classificou ao vencer o Pré-Olímpico Sul-Americano, disputado em São Carlos, no interior de São Paulo, em maio de 2012
Foto: Bruno Santos / Terra
Compartilhar
Publicidade
BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.