Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atletismo

Deus, E.T. e intocável; veja repercussão da vitória de Bolt

9 ago 2012 - 22h04
(atualizado às 22h48)
Compartilhar

Quando Usain Bolt cruzou a linha de chegada em primeiro lugar nos 200 m rasos, garantindo mais um bicampeonato olímpico em Londres (dias antes também tinha vencido os 100 m rasos), ele disse categoricamente que "fez história" e que agora sim pode ser considerado "uma lenda". Parece que o jamaicano não é o único a achar que isso é verdade. O mundo se rendeu ao homem mais rápido do planeta, que foi chamado de "Deus", "E.T" e "intocável" pela imprensa.

» Veja as mais belas atletas, torcedoras e cheerleaders de Londres 2012

» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos de Londres

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Nos Estados Unidos, o jornal New York Times destacou que Bolt é o primeiro atleta a se sagrar bicampeão olímpico dos 100 m e 200 m de forma consecutiva (Pequim 2008 e Londres 2012). Para o periódico americano, o jamaicano "correu para a história" ao vencer o principal rival, o compatriota Yohan Blake, com tanta facilidade que antes de cruzar a linha de chegada ainda deu tempo de por o dedo na boca, "sinalizando para os torcedores fazerem silêncio para apreciar aquele momento".

No Reino Unido, terra da Olimpíada, um "intocável" Bolt foi o destaque do The Guardian. O jornal britânico relatou que Usain Bolt pediu silêncio aos críticos ao cruzar a linha de chegada dos 200 m. Antes dos Jogos de Londres, muitos jornalistas questionavam se o jamaicano poderia vencer o rival e colega de treinos Yohan Blake. O The Guardian ressaltou que Bolt, apesar da boa corrida de Blake, nunca foi realmente ameaçado, tanto que depois da prova brincou fazendo flexões e "tomando" a câmera de um fotógrafo para registrar o momento.

Bolt já disse em tom de brincadeira que pode optar por outros esportes agora, inclusive pelo futebol. No Twitter, Rio Ferdinand, zagueiro do Manchester United, disse ao jamaicano que se ele quiser um teste no time é só falar que ele "acertaria com o chefe". Bolt respondeu: "depois dos Jogos Olímpicos, obrigado cara".

O homem mais rápido do mundo também tomou espaço nobre nos jornais da Espanha. O Marca diz que Bolt "engrandeceu sua lenda" ao se tornar o primeiro bicampeão consecutivo dos 100 m e 200 m. "Bolt, o extraterrestre" é o destaque da página na internet do jornal espanhol As. Os espanhóis falam que mesmo sem bater seu recorde mundial (Bolt fez 19s32, longe de seu recorde de 19s19), o jamaicano venceu sem dificuldade.

O periódico francês L'Equipe foi categórico para exaltar o feito daquele que se considera "o maior atleta vivo": "Bolt, o deus do estádio".

O jamaicano Usain Bolt curte a medalha de ouro conquistada nos 200 m rasos dos Jogos Olímpicos de Londres
O jamaicano Usain Bolt curte a medalha de ouro conquistada nos 200 m rasos dos Jogos Olímpicos de Londres
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra