PUBLICIDADE
Logo do Atlético-MG

Atlético-MG

Favoritar Time

Título traz novo equilíbrio pra final Cruzeiro x Atlético-MG

25 nov 2014 - 07h46
(atualizado às 20h11)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Cruzeiro foi campeão brasileiro e agora está em pé de igualdade com Atlético-MG</p>
Cruzeiro foi campeão brasileiro e agora está em pé de igualdade com Atlético-MG
Foto: Pedro Vilela / Getty Images

Apesar de ter liderado o Campeonato Brasileiro desde o primeiro turno, o Cruzeiro teve algumas dificuldades na reta final da campanha. Enquanto isso, o Atlético-MG cresceu rapidamente em dois campeonatos e, mais empolgado, até bateu o Cruzeiro por 2 a 0 no jogo de ida da final da Copa do Brasil. Mas agora tudo ficou igual, porque o título do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro ajudará o Cruzeiro a equilibrar o duelo, pelo menos no ânimo e na confiança.

A vantagem do Cruzeiro na liderança chegou a ser de sete pontos recentemente. Mas depois o time oscilou e ficou alternando entre derrotas, empates no sufoco e vitórias pouco convincentes. O São Paulo até poderia ter roubado a liderança do Cruzeiro e aumentado a pressão, mas desperdiçou a oportunidade.

"Todo time tem um momento, não vou falar de turbulência, mas que não sai como saía. Vou conversando e orientando os jogadores para que a gente possa melhorar", afirmou Dedé na época. Essa pequena fase negativa se estendeu por outubro e teve tudo a ver com o rendimento físico. Atletas essenciais, como Ricardo Goulart, Everton Ribeiro e o próprio Dedé perderam jogos e rendimento por causa de pequenas lesões.

Apesar desse percalço, o Cruzeiro conseguiu se recuperar em novembro. Conquistou o título da Série A do Brasileiro de forma antecipada, após vencer cinco jogos consecutivos. Enfim, o time celeste deixou para trás qualquer desconfiança e agora essas vitórias vão se refletir na Copa do Brasil: "Era importante ganhar o Brasileirão agora. A gente queria chegar na final (da Copa do Brasil) com essa moral e impor respeito dentro do Mineirão".

Tamanho ânimo do Cruzeiro fez algum barulho na Cidade do Galo, centro de treinamento do Atlético-MG. Tardelli foi questionado sobre a confiança de alguns atletas e dirigentes do Cruzeiro, que prometeram vencer a Copa do Brasil, quando ainda estavam na festa pelo título da Série A. Mas o atacante foi cauteloso e evitou entrar em polêmicas, apenas pediu um Atlético-MG blindado contra essa empolgação celeste.

Torcida do Cruzeiro festeja título na porta do CT do clube:

Mas é óbvio que igualar a confiança do Atlético-MG também não é uma tarefa fácil. Desde a Copa Libertadores de 2013, o time tem conquistado feitos que pareciam impossíveis. Na Copa do Brasil de 2014 isso se repetiu, com as viradas contra Corinthians e Flamengo. Há duas semanas bateu o rival Cruzeiro, por 2 a 0, no jogo de ida da final. A confiança no Atlético-MG com certeza está em níveis elevadíssimos.

O técnico Levir Culpi gosta de ver sua equipe como um exemplo de raça: "o Atlético-MG vem de uma conquista de Libertadores, de Recopa, é o time que tem alma viva, é um time competitivo, é por isso que acho que os times estão entre os melhores do Brasil neste momento”.

E assim fica desenhado um clássico com esse recheio fundamental: Cruzeiro e Atlético-MG chegam para o jogo transbordando confiança. Em um clássico que já estava equilibrado tática e tecnicamente, ver mais essa igualdade só cria mais expectativa para uma histórica partida, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília).

"Maior momento da minha carreira", diz Everton Ribeiro:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade