Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Atlético-MG

Atlético-MG

Favoritar Time

Felipão é o novo técnico do Galo; relembre conquistas do treinador

16 jun 2023 - 14h19
Compartilhar
Exibir comentários

Luiz Felipe Scolari, o Felipão, foi anunciado nesta sexta-feira (16) como o novo treinador do Atlético Mineiro. Aos 74 anos, ele chega para o lugar de Eduardo Coudet, que recentemente deixou o cargo de comandante do Galo. Felipão é um dos técnicos mais vencedores da história do futebol brasileiro e chega para aos atleticanos uma contribuição de peso, devido aos feitos de sua carreira.

Nascido na cidade gaúcha de Passo Fundo, em 9 de novembro de 1948, Felipão foi jogador profissional e defendeu vários clubes, como Aimoré, Caxias, Juventude e Novo Hamburgo, em seu estado, antes de encerrar a carreira pelo CSA, em 1981. Posteriormente, tornou-se técnico, justamente com o clube alagoano, dando início a uma trajetória que se mostraria mais vitoriosa do que a que teve dentro de campo.

No Palmeiras, Felipão faturou Libertadores e Copa do Brasil – FOTO: Fabio Menotti/Ag. Palmeiras
No Palmeiras, Felipão faturou Libertadores e Copa do Brasil – FOTO: Fabio Menotti/Ag. Palmeiras
Foto: Jogada10

Logo em seu primeiro ano, foi campeão estadual. Posteriormente, rodou por equipes como Juventude e Brasil de Pelotas, além do futebol saudita. Chegou o Grêmio pela primeira vez em 1987, quando ganhou seu primeiro Campeonato Gaúcho. Mas a conquista que o fez se tornar conhecido nacionalmente foi em 1991, quando levou o então modesto Criciúma ao título da Copa do Brasil.

Dois anos depois, voltava ao Grêmio para instituir uma era de muito sucesso no Tricolor. Conquistou a Copa do Brasil em 1994, a Libertadores em 1995 e o Brasileirão em 1996, quebrando alguns jejuns que levaram mais de dez anos. O Mundial de Clubes, contra o Ajax, foi uma frustração, entretanto: a derrota nos pênaltis, em Tóquio, impediu o bi gremista.

Sucesso no Palmeiras e glória na Seleção

Mas Felipão tinha ainda muitas consagrações pela frente, como treinador. Em 1997, o Palmeiras o contratou para fazer história e, de fato, o Verdão foi um dos times mais dominantes de seu tempo. Com ele, o time ganhou uma Copa do Brasil (a terceira de Scolari), uma Copa Mercosul e uma Libertadores, além de um Rio-São Paulo. Tantos feitos acabariam levando o gaúcho a assumir a Seleção, em 2001.

Na Seleção, Felipão ganhou Mundial e Copa das Confederações – FOTO: Lluis Gene/AFP via Getty Images
Na Seleção, Felipão ganhou Mundial e Copa das Confederações – FOTO: Lluis Gene/AFP via Getty Images
Foto: Jogada10

Quando Felipão chegou, o clima na Seleção Brasileira era de desconfiança. Mal nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002, o time estava descreditado. Mas o técnico foi firme e conduziu a equipe não só à Copa do Mundo, como também ao esperado pentacampeonato mundial, que o alçou ao posto de herói nacional e o tornou famoso internacionalmente.

Fora da Seleção, comandou Portugal por quase quatro anos, sendo vice-campeão europeu e quarto colocado na Copa de 2006. Passou em seguida pelo Chelsea, da Inglaterra, mas não brilhou. Rodou por países como Uzbequistão e China, alternando-se com equipes brasileiras. Quando voltou ao Palmeiras, conquistou sua quarta Copa do Brasil, em 2012, voltando posteriormente à Seleção.

Felipão comandou a Amarelinha no título da Copa das Confederações de 2013, mas também esteve no desastre da campanha do Mundial, no ano seguinte. Embora marcado pelo 7 a 1, não perdeu prestígio no Brasil, onde voltou a conquistar um Brasileirão com o Palmeiras (2018), além de treinar novamente o Grêmio, assim como Cruzeiro e Athletico-PR, sua equipe mais recente.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade