Alcaraz bate Djokovic e se torna o mais jovem a conquistar os 4 Grand Slams
Número 1 do mundo derrotou o legendário tenista sérvio por 3 a 1
O espanhol Carlos Alcaraz derrotou o sérvio Novak Djokovic e conquistou neste domingo (1º) o Aberto da Austrália, tornando-se o tenista mais jovem na história, com apenas 22 anos, a levantar todos os quatro Grand Slams.
Dono de duas taças em Roland Garros (2024 e 2025), duas em Wimbledon (2023 e 2024) e duas no US Open (2022 e 2025), Alcaraz buscava o troféu em Melbourne para assegurar o chamado "Career Grand Slam".
O número 1 do mundo precisou de 3h02 para superar o tenista mais vencedor da história, dono de 24 Grand Slams e 10 títulos no Aberto da Austrália, por 3 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/2, 6/3 e 7/5. Esse foi o 10º confronto entre eles, com cinco vitórias para cada.
"É uma honra jogar aqui em Melbourne e um privilégio, porque o amor que recebo todos os anos é um grande apoio", declarou Alcaraz após a vitória. Ele ainda dedicou uma homenagem a Djokovic por sua longevidade no esporte.
"O que você tem feito é muito inspirador, não apenas para os tenistas, mas para todos os atletas e pessoas do mundo todo, trabalhando duro todo dia, jogando um grande tênis. Eu gosto muito de ver você jogar e tem sido uma honra dividir os vestiários e as quadras com você", declarou.
Alcaraz é apenas o nono tenista na história a alcançar o "Career Grand Slam" e somente o quinto na chamada "Era Aberta", que profissionalizou o esporte.
Já Djokovic, 38 anos, admitiu que não esperava participar de mais uma final de Grand Slam em sua carreira, tendo de disputar títulos com jovens como o italiano Jannik Sinner, derrotado por ele na semifinal, e o próprio Alcaraz.
Em discurso, Djokovic deu indícios de que seguirá jogando"Eu devo ser bem honesto e dizer que não esperava estar na cerimônia de encerramento de um Grand Slam mais uma vez, então agradeço a vocês pelo apoio nas últimas semanas. Só Deus sabe o que acontecerá amanhã, quem dirá nos próximos meses", afirmou o sérvio, que também elogiou seu rival na decisão.
"O que você tem feito é histórico e legendário e te desejo o melhor pelo resto da sua carreira. Você é muito jovem e tem muita coisa pela frente, assim como eu, então tenho certeza que ainda vamos nos ver muito", brincou "Nole".