PUBLICIDADE

Conheça a origem da festa de São João

Saiba quem foi São João e qual a origem dessa festa tão querida pelos brasileiros

24 jun 2024 - 09h00
(atualizado às 16h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A festa junina é uma das celebrações mais populares no Brasil, repleta de tradições folclóricas, comidas típicas, danças e muita alegria. Entre os santos homenageados nessa época, destaca-se São João, figura central das festividades juninas. Mas afinal, quem foi São João e qual a origem dessa festa tão querida pelos brasileiros?

Foto: Freepik / Porto Alegre 24 horas

São João, Santo Festeiro

São João Batista, conhecido como "O Precursor", nasceu em Israel no século I d.C. Ele era primo de Jesus Cristo e ficou famoso por seu papel como profeta e pela missão de preparar o caminho para a vinda do Messias. São João Batista pregava a importância do arrependimento e do batismo como símbolos de purificação espiritual.

De acordo com os relatos bíblicos, São João foi decapitado a mando de Herodes Antipas, governante da Judeia, por ter criticado seu casamento com a esposa de seu irmão. Sua morte ocorreu em 24 de junho, e essa data tornou-se a base para as celebrações do São João.

Origem da Festa Junina

A festa junina tem suas raízes nas festividades pagãs que celebravam o solstício de verão no Hemisfério Norte, chamadas de "Joaninas". Essas festas ocorriam por volta do dia 24 de junho, marcando o período de maior luminosidade solar do ano.

Com a chegada do Cristianismo, a Igreja Católica adaptou as festividades pagãs e incorporou a figura de São João Batista como o santo a ser venerado nessa época. A festa junina mesclou elementos das tradições cristãs com as festividades populares, tornando-se uma celebração única e popular.

Tradições e Costumes Juninos

A festa junina é conhecida por suas tradições e costumes marcantes. As festividades incluem danças típicas, como a quadrilha, em que os participantes vestem trajes caipiras e dançam ao som de músicas tradicionais. Há também a tradicional fogueira, que simboliza a iluminação do caminho para São João e o afastamento dos maus espíritos.

As comidas típicas são um destaque da festa junina, com pratos como canjica, pamonha, pipoca, quentão, bolo de milho, pé de moleque e muito mais. As barraquinhas decoradas oferecem essas delícias aos participantes, criando um ambiente festivo e saboroso.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade