PUBLICIDADE

Trocou de celular na Black Friday? Cuidado com o antigo!

Estudo aponta que 90% dos celulares descartados ainda contém informações confidenciais

29 nov 2022 - 02h00
(atualizado às 17h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Por conta da Cyber Monday e Black Friday, o número de buscas por eletroeletrônicos cresceu e os celulares foram os itens mais desejados pelos consumidores na data. 

No entanto, apesar de diversas pessoas utilizarem a oportunidade para trocar de smartphone, poucos sabem do devido cuidado com a eliminação de dados no celular antigo. 

O tempo médio do brasileiro com um smartphone é de 2 anos e 9 meses. Com tanto tempo de uso, grande parte dos aparelhos param de receber as atualizações no sistema operacional, comprometendo a segurança do dispositivo, deixando-o mais vulnerável e passível de ataques criminosos.

Atenção ao descartar o aparelho antigo

Ao fazer essa troca, os consumidores precisam ter atenção e cuidado ao descartar o smartphone antigo. Um estudo da Kaspersky mostra que 90% dos dispositivos jogados fora ainda contém informações confidenciais como fotos, vídeos, dados bancários e documentos, colocando os donos dos aparelhos em perigo caso esses dados caíam em mãos erradas.

Confira algumas dicas elaboradas pela Kaspersky para ajudar na segurança dos smartphones e garantir um descarte correto dos aparelhos:

• Exclua sua impressão digital

Não é suficiente excluir arquivos e pastas pessoais no aparelho na seção “Meus documentos”. Também deve excluir favoritos, senhas, cookies e histórico de navegação, contas de e-mail e serviços de mensagens instantâneas presentes em aplicativos como o Outlook, Skype e afins.

• Remova cartões SIM

É essencial remover fisicamente todos os cartões contendo dados.

• Exclua corretamente

O mais apropriado é usar uma ferramenta confiável projetada para a eliminação permanente dessas informações, como o arquivo “Shredder” que está incluído no dispositivo múltiplo do Kaspersky Premium, por exemplo. Este processo é chamado de “Saneamento” ou “Wipping”.

• Restaure o dispositivo móvel com as configurações de fábrica

No manual de instruções, você certamente descobrirá como executar esse passo. Você deve selecionar todas as opções para excluir informações (incluindo arquivos armazenados) e confirmar. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade