Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

De volta aos cachos: saiba como fazer a transição capilar

Abrir mão do cabelo alisado exige uma série de cuidados e muita paciência durante o processo de mudança do visual

13 dez 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Transição capilar Juliana Paes
Transição capilar Juliana Paes
Foto: Reprodução/Instagram

Abrir mão do cabelo alisado não é uma tarefa fácil. Para assumir de vez os fios cacheados ou crespos é preciso encarar uma rotina de cuidados, além de um visual rebelde durante o crescimento das madeixas. 

Muitas mulheres iniciaram a transição capilar ao longo da pandemia da covid-19. Sem a possibilidade de ir ao salão de beleza, a decisão do look natural e sem químicas também significava uma melhora na saúde dos fios e do couro cabeludo. 

“Os produtos têm um pH extremamente ácido, deixando os fios finos e ralos. Portanto, suspender a química é uma maneira de recuperar os danos”, explica Cida Fernandes, terapeuta capilar especialista em cachos, do Instituto Defrissé, em São Paulo (SP).

O principal incômodo é conciliar o fio cacheado e o fio liso no mesmo look. E o que fazer para ficar em paz durante este período? Existem três opções, além de algumas dicas espertas para te ajudar nesta fase. Veja qual se encaixa melhor com o seu perfil:

1- Esperar os fios crescerem

É o método mais comum para eliminar de vez a parte alisada enquanto cachos aparecerem. Não é preciso radicalizar no corte ou ficar com os fios curtíssimos, apenas parar de alisar. A desvantagem é o processo demorado, já que os fios crescem, em média, um centímetro por mês. Sem contar o look desigual – o comprimento segue liso, enquanto a raiz já cresce de forma natural.

Dica: Para diminuir a diferença, a cabeleireira especialista em cachos, Bianca Hulmann, sugere lançar mão do babyliss. A ideia é modelar a parte alisada e deixar o visual mais homogêneo. “Com o cabelo limpo, aplique um protetor térmico para evitar que os fios danifiquem ainda mais. Aplique o babyliss e, então, use um spray fixador para os cachos permanecerem no formato por mais tempo”, ensina. Também é possível criar os cachos usando bobes e o bigodins antes de dormir. Outra dica é apostar em lenços e acessórios que disfarçam a raiz do cabelo com muito charme.

2- Cortar o cabelo bem curto

Partir para a tesoura e, em algumas situações, até para a maquininha é uma opção um pouco mais radical para quem tem pressa. Mas é uma boa oportunidade para descobrir um novo estilo e com baixo custo!

Dica: Enquanto o cabelo cresce, dá para apostar em perucas ou laces para usar no dia a dia, ou mesmo em apliques e alongamentos. A variedade de estilos é imensa e você pode testar versões com mechas para experimentar o resultado.

3- Apostar em químicas para criar cachos

Para ajudar a passar pela transição, também existem tratamentos que possibilitam recriar o cacheado nos fios quimicamente alisados, deixando o cabelo mais homogêneo. “É uma maneira de ajudar a mulher a se adaptar ao novo visual. O salão Defrissé, por exemplo, criou um protocolo exclusivo que dura entre duas horas e meia e três horas, sem causar danos na estrutura dos fios”, segundo a expert.

No entanto, é um procedimento mais caro e que não pode ser realizado em fios que receberam química com chumbo. A substância é incompatível com qualquer outro procedimento, inclusive a tintura e o tonalizante. “Os demais casos poderão criar cachos com procedimentos seguros no salão”, afirma Fernandes.

Transição capilar Maisa
Transição capilar Maisa
Foto: Reprodução/Instagram

Antes de qualquer mudança, é preciso realizar uma análise capilar para avaliar a saúde do couro cabeludo e dos fios. Também é feito o teste de mecha para saber se o cabelo tem massa capilar suficiente para segurar a curvatura dos cachos. “Neste momento, conseguimos saber quantas sessões serão necessárias para conseguir as ondas”, explica Fernandes.

Caso o cabelo não passe no teste, será indicado um tratamento reconstrutor à base de queratina e colágeno semanalmente. Após um mês, o procedimento poderá ser realizado.

Passo a passo: Os fios são lavados com xampu e, sem seguida, é aplicado um creme à base de monoetalonamina. A substância altera o pH dos fios para que os cachos sejam modelados. Com o produto no cabelo, são aplicados os bigodins, que irão conferir o formato dos cachos. Após 20 ou 30 minutos, ainda com os bigodins no cabelo, é feito o enxágue para retirar o produto. A etapa seguinte é o processo de fixação dos cachos por meio da aplicação de uma loção spray, que age por 10 minutos.

Só então os bigodins são retirados e aplica-se um creme neutralizador do pH (ou normalizante), que permanece por mais alguns minutos. Para finalizar, aplica-se um leave-in ou um creme para pentear antes da secagem ao natural ou com auxílio de um difusor.

Dica: Assim que os fios naturais começarem a crescer, adote produtos específicos para cabelos cacheados, que possuem uma composição mais hidratante e nutritiva por conter óleos. Isso contribui para um crescimento saudável. “Também indico aplicar o ativador de cachos e, em seguida, a gelatina ou o mousse para definir, fixar e eliminar o frizz”, finaliza Hulmann.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade