Estão sobrando vagas de empregos para brasileiros nos EUA
Com mais de 8,3 milhões de novas vagas previstas até 2031, segundo o Bureau of Labor Statistics (BLS), os Estados Unidos enfrentam um dos maiores déficits de mão de obra da história recente. A combinação entre envelhecimento populacional, baixa natalidade e crescimento acelerado em setores como saúde, tecnologia e engenharia tem levado o país a ampliar mecanismos de atração de profissionais estrangeiros e os brasileiros estão cada vez mais presentes nesse radar.
“O profissional brasileiro chama atenção por sua capacidade de adaptação, pela base técnica sólida e por, muitas vezes, já ter atuado em ambientes multiculturais. Esses atributos têm sido valorizados nos processos migratórios americanos”, explica Diego Sales, especialista em migração e fundador do escritório de advocacia Visa Finder Law Firm.
Dados do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) indicam que, entre 2020 e 2023, o número de solicitações de vistos EB-2 com National Interest Waiver (NIW) - visto destinado aos profissionais com bacharelado e mais de 5 anos de experiência em sua área, cresceu 48%. Esse crescimento revela uma mudança de mentalidade: se antes o foco estava em intercâmbios ou experiências temporárias, hoje a busca gira em torno de estabilidade, plano de carreira e oportunidades de curto e longo prazo.