PUBLICIDADE

Vídeo: Como escapar da Policrise que derruba a economia global

A bomba que o Banco Mundial soltou trará graves consequências. E dá para escapar?

29 jun 2023 - 06h20
Compartilhar
Exibir comentários
Como escapar da Policrise que derruba a economia global:

O Banco Mundial soltou uma bomba. Chama-se "Perspectivas Econômicas Globais". É um estudo econômico que assusta quem lê. 

Para Martin Wolf, o cenário na economia mundial é sombrio, principalmente para os países emergentes e em desenvolvimento. Ele diz que esta crise múltipla "persistirá no futuro previsível". Não tem hora para acabar. 

Wolf não é um apocalíptico irresponsável. Quando fala, as pessoas ouvem. Ele é o editor e principal analista de economia do "Financial Times", venerando e venerado jornal de negócios britânico. 

Segundo o Banco Mundial, esta situação é resultado de uma combinação única de fatores negativos: desaceleração do comércio mundial, crescimento do protecionismo, crise climática e - muito importante - o acúmulo do endividamento dos países pobres. 

Essa era a grande pauta do encontro em Paris esses dias. Você viu o Lula discursando por lá. O Brasil, perto de alguns países por aí, até que não está tão mal. Mas não vai sair incólume. 

Foto: Adobe Stock / Montagem Homework

Ninguém vai sair na boa dessa encrenca, sem uma grande reforma na economia planetária. Vivemos e viveremos o que já foi batizado de "Policrise", e você pode saber mais sobre ela - e quem pode de fato resolvê-la - neste vídeo acima. 

A ideia do encontro, promovido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, era justamente reunir as nações e instituições globais pra discutir: de onde vai vir a grana para os países pobres enfrentarem essa situação? De onde sairá o investimento para fazerem a crucial e urgente transição energética? E o que fazer com suas crescentes e crescentemente impagáveis dívidas? O encontro rendeu poucas respostas concretas. 

Encontrá-las é urgente. 

(*) André Forastieri é jornalista, consultor, sócio da agência Compasso e fundador de Homework.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade