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SMART: conheça a técnica para tirar os objetivos da sua empresa do papel

O acrônimo SMART faz referência a cinco palavras da língua inglesa que ajudam e muito na hora de elaborar os objetivos do seu negócio!

25 out 2021 16h35
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A técnica SMART pode ser o segredo para atingir os objetivos do seu negócio!
A técnica SMART pode ser o segredo para atingir os objetivos do seu negócio!
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

Planejar e traçar metas é uma das partes mais importantes de ter um negócio. Afinal, é necessário saber onde se quer chegar para, aí sim, realizar tudo aquilo que torne suas metas o mais objetivas possível. Mas nem todos possuem facilidade com essa tarefa e para isso, trouxemos uma forma que pode te ajudar: trata-se da técnica SMART.

Para quem não conhece, a técnica SMART é quase como uma "fórmula mágica" em que cada letra dessa palavra é a inicial de um termo importante para que você possa fazer um planejamento mais efetivo possível.

Assim como SMART é uma palavra de origem inglesa, as palavras que fazem parte do acrônimo também são. Sendo assim, SMART significa:

  • S: específico (specific);
  • M: mensurável (measurable);
  • A: atingível (attainable);
  • R: relevante (realistic);
  • T: tempo para cumprimento (time bound).

Ou seja, para que você consiga planejar o futuro do seu negócio, é necessário que ele respeite essas premissas acima. Veja como colocá-las em prática.

Como executar a técnica SMART no seu negócio?

Para colocar a técnica SMART no seu empreendimento é necessário entender quais são as suas metas, por isso, veja abaixo alguns passos que você pode seguir.

  • Escreva os objetivos do seu negócio em algum lugar. Pode ser num papel, no bloco de notas do celular ou num lugar que considere confortável.
  • Após escolher o seu objetivo, aplique a técnica SMART. 
    1. Determine o objetivo do seu negócio, por exemplo, tornar o seu negócio em um e-commerce (específico);
    2. Quanto você terá que gastar para que isso se torne realidade? (mensurável);
    3. Veja se o valor que você mensurou está dentro da sua realidade. Esse é um valor atingível para você?
    4. Pense o motivo desse objetivo importante para você. Voltando ao exemplo do e-commerce, ele será importante porque pode aumentar as vendas. Ele é relevante para o seu negócio?;
    5. Por último, pense em quanto tempo levará até que você consiga implementar esse objetivo (time bound).

O bom é que a técnica SMART serve para objetivos de curto, médio e longo prazo, facilitando assim a vida do empreendedor! E o melhor, se a sua empresa possui funcionários e colaboradores, compartilhe os objetivos com essas pessoas também.

Nada mais importante do que viver em unidade de pensamento e fazer com que esses objetivos se tornem realidade o mais breve possível. Assim, fica mais fácil de alcançar seus sonhos e expandir os seus negócios.

Fonte: Bettha.

Finanças e Empreendedorismo
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