Empresa cria e-commerce de alimentos sem alergênicos
Quem nunca ouviu aquele discurso de que investir no mercado de alimentação sempre é um bom negócio, pois as pessoas não deixam de comer nem mesmo na crise? Se por um lado ele tem um fundo de verdade, por outro, a concorrência no segmento é enorme, e dificilmente uma empresa sobrevive sem diferenciais. Um exemplo de sucesso nessa área é a Dona Mesa. Depois de apostar em um método que preserva aroma e nutrientes, agora ela passa a oferecer uma linha de pratos voltada para pessoas com alergias.
Capacitação aumenta a produtividade no varejo e franchising
Criada em 2013, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, a Dona Mesa inicialmente atendia eventos com um serviço de bufês. A empresa apostava em receitas caseiras para buscar espaço no mercado, e tinha como diferencial a técnica de cozimento “sous vide”, criada nos anos 1970, na França.
Por meio dela, o alimento é temperado, selado a vácuo e levado a cozimento lento em banho-maria, preservando aroma e nutrientes. “Graças ao retorno que tivemos, nos mudamos para São Paulo em 2014 e passamos a vender diretamente para o consumidor”, afirma a proprietária Laura Gaspari.
Alcançando um público maior na capital paulista, a empresa passou a ser procurada por alguns clientes com altos níveis de alergia e que desejavam ter acesso a alimentos livres de componentes que agredissem sua saúde.
Para atender a essa demanda, a empresa criou, no final de outubro, uma linha de pratos completamente livre de itens como glúten, lactose, ovos, soja, trigo, peixes, crustáceos, amendoim, castanhas, glutamato monossódico, corantes, edulcorantes e aromatizantes artificiais.
“São pessoas com um nível de alergia muito alto. Mesmo se eu preparar um alimento sem glúten em uma panela que teve um contato anterior com essa proteína, o cliente pode ter uma forte reação. Por isso, montamos uma cozinha especialmente para fazer os pratos dessa linha, eliminando o risco de contaminações”, revela Laura.
A comercialização dos pratos se dá tanto pela loja de fábrica da empresa quanto via e-commerce, e inclui mais de 20 itens sem nenhum componente alergênico, além de mais de 200 alimentos nas linhas convencional e light. “Percebemos um nicho a ser explorado, pois não há um site que consiga, ao mesmo tempo, atender quem está de dieta, quem não está, e quem é alérgico.”
Atualmente, a empresa atua apenas na Grande São Paulo. Porém, Laura planeja migrar muito em breve para o modelo de franquia, abrindo sua primeira unidade em Campinas ainda este ano. “Quem é alérgico conta com muitas restrições, e um produto saboroso tem grande apelo junto a esse público. Até o momento, nossos pratos com maior saída são o peito de frango à portuguesa, estrogonofe e as coxinhas, muito pedidas pelas crianças”, conclui.