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Empresa cria e-commerce de alimentos sem alergênicos

16 nov 2015 - 07h00
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Quem nunca ouviu aquele discurso de que investir no mercado de alimentação sempre é um bom negócio, pois as pessoas não deixam de comer nem mesmo na crise? Se por um lado ele tem um fundo de verdade, por outro, a concorrência no segmento é enorme, e dificilmente uma empresa sobrevive sem diferenciais. Um exemplo de sucesso nessa área é a Dona Mesa. Depois de apostar em um método que preserva aroma e nutrientes, agora ela passa a oferecer uma linha de pratos voltada para pessoas com alergias.

Capacitação aumenta a produtividade no varejo e franchising

Criada em 2013, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, a Dona Mesa inicialmente atendia eventos com um serviço de bufês. A empresa apostava em receitas caseiras para buscar espaço no mercado, e tinha como diferencial a técnica de cozimento “sous vide”, criada nos anos 1970, na França.

Coxinha sem alergênicos está entre os itens com maior apelo junto às crianças
Coxinha sem alergênicos está entre os itens com maior apelo junto às crianças
Foto: Divulgação

Por meio dela, o alimento é temperado, selado a vácuo e levado a cozimento lento em banho-maria, preservando aroma e nutrientes. “Graças ao retorno que tivemos, nos mudamos para São Paulo em 2014 e passamos a vender diretamente para o consumidor”, afirma a proprietária Laura Gaspari.

Alcançando um público maior na capital paulista, a empresa passou a ser procurada por alguns clientes com altos níveis de alergia e que desejavam ter acesso a alimentos livres de componentes que agredissem sua saúde. 

Para atender a essa demanda, a empresa criou, no final de outubro, uma linha de pratos completamente livre de itens como glúten, lactose, ovos, soja, trigo, peixes, crustáceos, amendoim, castanhas, glutamato monossódico, corantes, edulcorantes e aromatizantes artificiais.

“São pessoas com um nível de alergia muito alto. Mesmo se eu preparar um alimento sem glúten em uma panela que teve um contato anterior com essa proteína, o cliente pode ter uma forte reação. Por isso, montamos uma cozinha especialmente para fazer os pratos dessa linha, eliminando o risco de contaminações”, revela Laura.

A comercialização dos pratos se dá tanto pela loja de fábrica da empresa quanto via e-commerce, e inclui mais de 20 itens sem nenhum componente alergênico, além de mais de 200 alimentos nas linhas convencional e light. “Percebemos um nicho a ser explorado, pois não há um site que consiga, ao mesmo tempo, atender quem está de dieta, quem não está, e quem é alérgico.” 

Atualmente, a empresa atua apenas na Grande São Paulo. Porém, Laura planeja migrar muito em breve para o modelo de franquia, abrindo sua primeira unidade em Campinas ainda este ano. “Quem é alérgico conta com muitas restrições, e um produto saboroso tem grande apelo junto a esse público. Até o momento, nossos pratos com maior saída são o peito de frango à portuguesa, estrogonofe e as coxinhas, muito pedidas pelas crianças”, conclui.

Fonte: PrimaPagina
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