0

Como saber quando alguém está mentindo?

Todo mundo já contou uma mentirinha aqui ou ali, não é verdade? Mas mentiras podem ser detectadas. Saiba como.

3 jan 2018
20h45
atualizado às 20h45
  • separator
  • comentários

Speakers! Como vocês estão?

Todo mundo já contou uma mentirinha aqui ou ali, não é verdade? Seja inventando uma desculpa para se livrar de um compromisso social, seja dizendo que aquele trabalho para entregar amanhã já está quase pronto (e ainda não está) ou mesmo usando o clássico “já estou saindo de casa” quando ainda nem trocamos de roupa.

Essas “mentirinhas”, que, cá pra nós, não enganam ninguém, não são sérias, nem mesmo prejudicam a nossa relação de confiança com os outros. No entanto, há pessoas que mentem compulsivamente e usam falsas informações para conseguir o que querem, seja na vida pessoal ou no trabalho.

Às vezes, é preciso lidar com situações desse tipo, sabendo identificar se estamos sendo enganados ou não e se aquela pessoa é mesmo confiável. Para isso, entender de comunicação é uma grande ajuda porque, através dela, conseguimos perceber certos sinais que nos avisam se alguém está mentindo ou falando a verdade.

Pensando nisso, na nossa conversa de hoje, separamos algumas técnicas que os especialistas indicam para identificar mentirosos ou mentirosas de plantão. Vamos lá?

Como detectar um mentiroso: sinais e dicas

Os especialistas dizem que, para detectar uma mentira, é preciso prestar atenção nos detalhes e brechas em tudo o que está relacionado à comunicação: expressões faciais, postura, gesticulação, olhar e, claro, na própria fala do possível mentiroso ou mentirosa.

A psicóloga – e especialista em comunicação - Amy Cuddy costuma dizer que “mentir é um trabalho árduo”. Sabem por quê? Porque a mentira nada mais é que uma história inventada e, muitas vezes, improvisada. E essa tal história tem a função de esconder outra – a real.

Para Amy, a maioria das pessoas não tem a capacidade intelectual para inventar toda uma história sem deixar passar nenhum erro ou brecha. Especialmente porque, quando mentimos, inconscientemente sentimos culpa ou medo de que o outro nos descubra.

Para saber se alguém está mentindo ou não (e encontrar esses erros ou brechas na mentira), podemos usar algumas técnicas. Separamos as principais. Confira!

Foto: Avipae

1. Procure contradições entre a fala e os gestos

Falar uma mentira não é tão difícil. O mais difícil, segundo os especialistas, é conseguir alinhar o corpo e as expressões faciais à nossa fala enquanto mentimos. Quando alguém fala uma mentira, está vivenciando emoções conflitantes e esse conflito acaba aparecendo nos gestos ou no olhar.

Se você quer saber se determinada pessoa está dizendo uma mentira, preste muita atenção nas ações que acompanham a fala, identificando se há um alinhamento entre essas duas formas de expressão.

Ficou difícil de entender, Speakers? Vamos imaginar juntos um exemplo: se alguém está contando uma história tranquila, mas o rosto tem uma expressão de preocupação ou incômodo, pode ser que está história não seja verdade.

Outras contradições são mais óbvias – mas acontecem bastante! Em alguns casos, as pessoas falam que sim com a voz, mas, sem querer, acabam acenando negativamente com a cabeça. Parece exagero, mas não é. Em situações de estresse, como ao contar uma mentira, pequenos e grandes deslizes acontecem.

2. Faça contato visual

Intuitivamente, as pessoas tendem a desviar o olhar enquanto contam uma mentira. E fazem isso justamente para evitar que o outro (a “vítima” da mentira) consiga identificar as tais contradições entre fala e gestos das quais acabamos de conversar.

Na hora de falar com alguém, procure sempre manter o contato visual. Se a pessoa estiver mentindo, você terá mais facilidade de perceber. Se ela não estiver mentindo, manter esse contato fará com que a comunicação entre vocês seja mais completa e melhor! Ou seja: nas duas situações, você sai ganhando...

É importante lembrar que os mentirosos geralmente conhecem as técnicas para identificar uma mentira. Por isso, muitas vezes, sabendo que o outro sabe essa técnica de perceber desvios no contato visual, eles exageram a dose e acabam encarando as pessoas fixamente enquanto falam.

Há uma teoria que relaciona a direção em que olhamos ao que estamos fazendo. É assim: o lado direito é o lado da memória, por isso, quando alguém está conversando e olha para essa direção, quer dizer que está tentando se lembrar algo. Se a pessoa olha para o lado esquerdo, tem mais chances de estar mentindo, já que esse é o lado da criação.

Resumindo: se a pessoa olha muito para a esquerda, evita contato visual ou se exagera na hora de fazer esse contato, é possível que esteja falando alguma mentirinha (ou mentirona!).

3. Preste atenção no tom de voz

Como costumamos dizer aqui na The Speaker, a voz é um instrumento da comunicação. Com ela, conseguimos expor nossas ideias e opiniões. Se sabemos como usá-la, podemos tornar a nossa fala mais interessante e convidativa. Por outro lado, a voz também pode demonstrar que estamos inseguros ou mentindo.

Geralmente, quando uma pessoa está contando uma mentira, sua voz não sai no tom normal. Em situações assim, a voz fica trêmula, sem ritmo e sem firmeza. O tom de voz também fica diferente: ou excessivamente grave ou agudo.

Algumas pessoas falam mais baixo quando mentem, parecendo que projetam a voz de uma forma mais reservada. Aquele famoso “falar para dentro”, sabem como?

Para identificar uma mentira, preste atenção na voz do outro. Ela fala muito mais do que a gente imagina! Uma boa dica é também perceber se a outra pessoa está usando mais pausas do que o normal. Se estiver, pode ser sinal de uma mentira.

Ninguém gosta de ser enganado, não é verdade, Speakers? Hoje em dia, com tantas notícias e histórias falsas circulando nas redes, saber como identificar uma “fanfic” na vida real é bastante útil.

Esteja atento a todas as dicas que separamos hoje: elas podem ajudar bastante a identificar uma mentira! E lembre-se: assim como você, as outras pessoas sabem como reconhecer uma inverdade. Portanto, procure ser o mais sincero possível, tanto na vida pessoal quanto na profissional! Você sairá ganhando!

 

Fontes:

www.thespeaker.com.br

http://motto.time.com/4228269/key-spotting-a-liar-harvard/

 

The Speaker

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade