PUBLICIDADE

Gestão de Redes Sociais

Marketing Digital, performance e vendas em 2023: conheça soluções para o seu negócio

Ferramenta de gestão de redes sociais do Terra Empresas ajuda a alavancar as vendas do seu negócio

27 fev 2023 - 12h25
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: GPointStudio/Freepik

O ditado popular "Quem não é visto não é lembrado" traduz de forma bem simples a relevância que o mercado digital tem no cenário do empreendedorismo brasileiro. De acordo com a Pesquisa Global do Consumidor, divulgada no último ano, o Brasil é o local onde os influenciadores são as pessoas mais relevantes para a decisão de compra. 

A edição de 2022 da pesquisa Creators e Negócios também ajuda a mapear o cenário do marketing digital e das redes sociais no país. De acordo com o levantamento, a formalização da atividade no digital está evoluindo e os influenciadores também são uma parcela dos mais de 14 milhões de microempreendedores brasileiros. 

Investir na presença digital é fundamental, seja para quem tem o próprio negócio e quer alavancar suas vendas de produtos e serviços ou para quem quer ser visto por outras marcas, criar sua comunidade digital e tornar-se um influenciador em 2023. No entanto, a gestão do conteúdo pode ser um desafio tanto em termos de organização e volume quanto na otimização das estratégias para alcançar resultados mais relevantes para quem não está familiarizado com o marketing digital. 

O QUE É MARKETING DIGITAL?

Com a consolidação dos meios digitais como ferramenta de comunicação entre marcas e clientes, foi preciso repensar e atualizar as estratégias de marketing utilizadas até então. O surgimento das redes sociais mudou a forma de produzir e pensar no conteúdo digital, uma vez que, através dessas plataformas, as pessoas passaram a interagir ativamente com o conteúdo e as marcas. Além disso, surgiram novos profissionais no mercado que tornaram-se influentes e com voz ativa nessas relações. O marketing digital surge como uma evolução do marketing, com foco em coletar e analisar dados para entender e, então, potencializar a comunicação, aproximando de forma assertiva marcas e consumidores, promovendo produtos e serviços de forma mais estratégica.

Além disso, as próprias plataformas têm sua política de distribuição dos conteúdos publicados pelos perfis presentes nelas. Portanto, entender os algoritmos de cada uma destas plataformas e saber como trabalhar a estratégia para otimizar o alcance do conteúdo produzido é um dos principais temas do marketing digital. 

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL

Se nos meios tradicionais, como a TV e o rádio, o consumidor recebe as informações de forma passiva, ou seja, através de uma comunicação unilateral, sem poder interagir com a marca imediatamente, nas redes sociais ele passa a escolher a forma como vai interagir com o conteúdo, a partir do momento que é impactado. Por isso, a gestão de conteúdo para mídias sociais é um dos pilares primordiais para uma estratégia eficaz de marketing digital. A utilização de ferramentas torna possível gerenciar a presença nas plataformas, coletar dados para trabalhar com planejamento e otimizar tempo e custos.

Pensando em ajudar empreendedores e quem mais deseja conquistar presença digital de forma acessível e prática, melhorando resultados e gerando valor, o Terra Empresas, plataforma de facilidades digitais do Terra para negócios e empreendedores, acaba de aumentar o portfólio de soluções e agora disponibiliza uma ferramenta de gestão de redes sociais para otimizar o tempo e centralizar o gerenciamento das mídias digitais em um só lugar.

Para entender como esta solução pode ajudar a rotina de criação e publicação de conteúdo nas mídias sociais e estruturar a o plano de marketing digital do negócio, convertendo resultados em vendas, listamos algumas funcionalidades da nova ferramenta do Terra Empresas:

1. AGENDAMENTO E GESTÃO DE POSTAGENS

O novo serviço foi desenvolvido pensando no conceito de "self-service", ou seja, priorizando praticidade e autonomia. Em uma única plataforma, que pode ser acessada de qualquer lugar, é possível centralizar todos os perfis das redes sociais em que o negócio tenha presença.

A criação de posts pode ser feita de forma personalizada, editando textos e fotos que podem ser escolhidas em um banco de imagens, o que ajuda na produção de conteúdos mais profissionais, com mais chance de engajamento. 

Mas, um dos recursos mais importantes para facilitar a rotina de postagens é a ferramenta de agendamento de publicações. Nela é possível montar um cronograma e programar a frequência ideal dos posts de acordo com a performance do conteúdo, trazendo mais agilidade e produtividade ao dia a dia. No caso do Instagram, por exemplo, dá para deixar programados posts como Feed, Carrossel, Stories e Reels e ainda contar com a ajuda dos dados de inteligência que indicam quais conteúdos podem ser mais assertivos para o público, de acordo com o histórico de consumo do perfil, tudo pensado para aumentar o engajamento dos seguidores e gerar melhores resultados. 

Foto: Divulgação/Terra Empresas

2. INTERAÇÕES COM SEGUIDORES E CLIENTES

Agilidade para responder dúvidas, atender eventuais reclamações e se manter conectado com o cliente são pontos de extrema importância para a qualificação de um negócio e a reputação de uma marca.

A ferramenta de gestão de redes sociais do Terra Empresas permite que toda a interação com seguidores seja feita diretamente na plataforma. Todas as mensagens ficam centralizadas e é possível responder tanto o Inbox do Facebook quanto o Direct do Instagram e as avaliações do Google na mesma tela. Assim, a chance de perder uma venda por falta de retorno pode ser reduzida.

Foto: Divulgação/Terra Empresas

3. ASSERTIVIDADE PARA IMPACTAR O PÚBLICO 

Pensando em deixar tudo ainda mais fácil e sem burocracia, mas de uma forma que de fato ajude na consolidação da presença digital, a plataforma também disponibiliza o módulo Ads, que possibilita programar com inteligência impulsionamento de postagens tanto no Facebook como no Instagram. 

Em poucos cliques e sem a necessidade de um conhecimento avançado de gerenciamento de marketing ou de planejamento de mídia, a própria plataforma traz recomendações baseadas em dados para que o conteúdo impacte o público certo. Com isso, o retorno sobre os valores investidos em uma campanha também tende a melhorar.

Foto: Divulgação/Terra Empresas

4. RELATÓRIOS E ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

Os relatórios são compostos por gráficos e as principais métricas de redes sociais, como: alcance, engajamento, interações, número de seguidores e visualizações, entre outras. Assim, é possível descobrir quais os melhores formatos, dias e horários para postar de acordo com análise de interação dos seguidores. Além disso, com o detalhamento das postagens é possível entender o alcance de cada conteúdo postado, analisar os picos de visualização e as melhores performances fazendo análises periódicas.  

Também é possível acompanhar os concorrentes, pois a plataforma disponibiliza um gráfico de linhas que permite monitorar até cinco concorrentes, mostrando o crescimento da base de seguidores dele na rede social, em relação ao crescimento do usuário. O gráfico faz essa conta do saldo de seguidores diariamente, mostrando picos e vales de ganho e perda de seguidores, de forma comparativa.

Foto: Arutaimages/Freepik

SOLUÇÃO COMPLETA DE MARKETING DIGITAL

A ferramenta de gestão de redes sociais está disponível com planos de assinatura a partir de R$ 7,90 no primeiro mês e é possível customizar o produto de acordo com as necessidades do negócio. Vale a pena conhecer as soluções e investir em formas mais modernas de gestão digital para ganhar tempo e competitividade no mercado.  

Além da Gestão de Redes Sociais, o Terra Empresas também ajuda com soluções em outras vertentes do digital, que vão desde criar um site do zero e ter um email profissional a concretizar vendas no e-commerce, por exemplo. 

Veja outras 3 soluções da plataforma para ajudar quem quer empreender no digital:

1. Email Profissional

Ter um email personalizado traz mais credibilidade no contato com clientes. Com a facilidade do Terra Empresas, os emails são protegidos com criptografia e anti-spam, o que garante mais segurança na troca de mensagens. Com 20GB de espaço disponível na caixa de entrada principal, ele também é multidispositivo, ou seja, é possível acessá-lo pelo computador ou celular.

2. Construir e administrar um site ou loja virtual

Em poucos passos é possível criar o site do negócio, com domínio personalizado e hospedagem segura e responsiva. São mais de 30 modelos de páginas disponíveis e todas elas incluem integração com aplicativos de contato como o Whatsapp e otimização do sistema de busca para que a página do negócio fique visível no Google. Também fica disponível um gerenciador de visitas para acompanhar de perto o fluxo de visitas do site, medindo a audiência e as métricas do negócio.

3. Divulgar Serviços

O Terra ADs é a solução de anúncios do Empresas para que a marca apareça no Portal Terra, um dos principais portais de notícia da internet. Sem sair da plataforma é possível personalizar a campanha de divulgação, bem como determinar o valor do investimento. Os resultados podem ser monitorados em tempo real.

Todas as soluções do Terra Empresas contam com suporte técnico online para ajudar com dúvidas e configurações. 

Conheça mais sobre as soluções e facilidades do Terra Empresas e veja como é possível dar um gás na presença digital para alavancar os negócios em 2023.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade