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Gestão de Redes Sociais

Como vender pelo Instagram? Aprenda tudo sobre!

Ferramenta desenvolvida para empreendedores ajuda a alcançar e engajar o público-alvo do Instagram

27 fev 2023 - 11h59
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Foto: Freepik

O Instagram tem mais de um bilhão de usuários ativos no mundo e, no último mês de 2022 ultrapassou o Whatsapp no ranking das redes sociais em que os brasileiros passam mais tempo. Além disso, a plataforma vem se consolidando como canal relevante de social commerce, ou seja, o comércio digital feito nas redes sociais. Prova disso é que em 2022, 61% dos consumidores brasileiros buscaram informações no Instagram sobre um produto ou serviço antes de efetivar uma compra, como aponta o relatório Consumer Trends 2023.

Adaptar-se às novas formas de consumo é fundamental para o sucesso de qualquer negócio nas redes sociais, seja ele relacionado à venda de produtos ou serviços ou a uma marca pessoal, já que o mercado de criadores de conteúdo digital também ganhou força no Brasil.  No último ano, o Instagram seguiu como a principal rede de atuação de influenciadores, sendo a plataforma com maior oportunidade de negócios para mais de 75% dos entrevistados na pesquisa Creators e Negócios 2022. 

Mas como vender no Instagram de forma efetiva e lucrativa?

Para ajudar quem busca alavancar os negócios com o Instagram, o Terra Empresas, plataforma de soluções digitais do Terra para negócios e empreendedores, acaba de incluir em seu portfólio de soluções uma ferramenta para gestão de redes sociais. Desenvolvida com base no conceito de "self-service", ela tem o objetivo de facilitar a produção de conteúdo digital com inteligência e planejamento para quem quer investir em presença digital.

Confira abaixo um guia com dicas e insights para passar a vender mais no Instagram a partir da gestão de redes sociais:

1. COMO CRIAR UMA CONTA COMERCIAL NO INSTAGRAM?

Ter um perfil comercial é o primeiro passo para profissionalizar a imagem da marca ou empresa na rede social. Para usar essa funcionalidade e criar uma nova conta ou transformar o perfil já existente em uma conta de negócios, acesse o canto superior direito no Instagram, clique em "Configurações" e, em seguida, "Mudar tipo de conta". A partir daí, basta escolher entre as opções de conta empresarial ou de produtor de conteúdo digital.

2. O QUE COLOCAR NA BIO DO INSTAGRAM?

Popularmente chamada de "Bio", a biografia é um recurso que permite descrever o negócio em poucos caracteres, por isso é ideal priorizar uma linguagem clara e objetiva, sem esquecer de divulgar os principais canais de contato ou atendimento, como por exemplo site, email ou link direto para o Whatsapp. Aqui vale a regra do "menos é mais": quanto mais fácil o consumidor achar as informações que procura, maior a chance de ele ter uma experiência positiva com a marca e finalizar uma compra.

3. CENTRALIZE TUDO EM UM SÓ LUGAR E OTIMIZE TEMPO

A grande vantagem de investir em gestão de redes sociais é, sem dúvida, otimizar o tempo e ganhar produtividade e mais assertividade. A ferramenta de gestão de redes sociais do Terra Empresas disponibiliza soluções pensadas para ajudar a alavancar as vendas digitais de forma prática, intuitiva e sem burocracia.

Nela, é possível criar conteúdo customizado, agendar postagens, montar cronograma de publicações, analisar resultados e impulsionar o negócio, centralizando todas as redes sociais em uma mesma interface, sem sair da plataforma.  Em poucos cliques é possível integrar uma conta profissional do Instagram, por exemplo. Confira todos os planos disponíveis para assinatura e inicie o passo a passo para gerenciar redes sociais de forma profissional.

Foto: Divulgação/Terra Empresas

4. CRIE, AGENDE E ACOMPANHE OS RESULTADOS DE FEED, CARROSSEL, STORIES, VÍDEOS E REELS

Apostar em uma ferramenta de gestão de redes sociais possibilita uma visão estratégica de como o conteúdo do negócio performa no Instagram, por exemplo. Isso porque, por meio da plataforma, é possível criar postagens para todas as vertentes do Instagram, de acordo com o que mais agrada o público do perfil, no momento. A ferramenta disponibiliza um calendário de postagens para organizar o fluxo de produção e aprovação, além de possibilitar o agendamento prévio dos conteúdos, ou seja, tempo livre para que outras áreas do negócio possam crescer também.

Os conteúdos podem ser criados individualmente para cada rede ou replicados, mas sem deixar de lado as particularidades de cada formato, assim o público tem o melhor conteúdo, sempre.

Uma vez publicados, é possível acompanhar a performance dos conteúdos em tempo real, com gráficos e relatórios com linguagem acessível. Assim, mudar a estratégia quando necessário acaba sendo fácil e faz com que a marca entregue um conteúdo que faça sentido para os seguidores, aumentando alcance, engajamento e as chances de vender. 

Foto: Divulgação/Terra Empresas

5. FOTOS DE QUALIDADE SÃO ESSENCIAIS PARA O ENGAJAMENTO E AJUDAM A VENDER

Mesmo com diversas transformações de conteúdo desde a sua criação, em 2010, o Instagram segue como uma rede majoritariamente visual, ou seja, a qualidade da imagem é uma prioridade para o algoritmo da plataforma.

Ao divulgar os produtos do negócio, dedicar atenção às fotos é essencial. Para ajudar neste processo, a ferramenta de gestão de redes sociais, oferecida pelo Terra Empresas, possui um banco de imagens  que pode ajudar na criação do conteúdo que será postado. 

Além disso, há modelos de postagens elaborados com design profissional que permitem personalização, o que ajuda na hora de pensar em formatos mais criativos e trazer soluções desenvolvidas por criadores experientes, proporcionando maior atratividade ao mostrar os produtos.

6. LEGENDAS ATRATIVAS CHAMAM ATENÇÃO NO INSTAGRAM

Além da imagem, a legenda também é um ponto de atenção no momento da produção de conteúdo. Linguagem leve e acessível, para que o público entenda a mensagem de forma clara e objetiva são boas dicas para ajudar a pensar no texto. Estabelecer uma conversa com o público que chega até a marca e prolongar o papo para além da venda de produtos faz com que as pessoas queiram acompanhar o dia a dia do negócio e as interações ocorrem organicamente.

Aproveite os dados de performance do conteúdo disponíveis na ferramenta de gestão de redes sociais para ter insights sobre a melhor forma de abordagem do público, inclusive nas legendas. De forma simples, é possível analisar qual assunto ou produto teve uma melhor receptividade ou qual hashtag ajudou no desempenho de determinado conteúdo.

Foto: Divulgação/Terra Empresas

7. ENGAJE COM A COMUNIDADE DA SUA MARCA

Uma das facilidades das redes sociais é a aproximação entre consumidores e marcas, por isso, quanto mais estreita for essa relação, melhor para os resultados do negócio. De forma simples, é possível criar mecanismos para que o público tenha uma relação cada vez mais afetiva com o conteúdo da marca. 

Crie hashtags exclusivas para que a comunidade possa usar quando mencionar a marca, por exemplo.  Outra dica é utilizar as ferramentas disponíveis nos stories para entreter os seguidores. Responder dúvidas com a caixinha de perguntas, por exemplo, pode ser um dos conteúdos semanais da marca e, assim, é possível entender quais as dores do público que acompanha o negócio.

8. VALORIZE OS SEGUIDORES

Tão importante quanto a construção da base de seguidores é a manutenção e o fortalecimento da relação de confiança entre público e marca. Por isso, além de pensar em ações para novos clientes, procure sempre incluir os seguidores que já acompanham a marca nas ações de venda ou divulgação. Uma forma de fazer isso é oferecer cupons ou facilidades exclusivas para quem interage com o conteúdo no Instagram, por exemplo.

9. INSTAGRAM ADS: A FORMA MAIS FÁCIL DE ALCANÇAR E FALAR COM O PÚBLICO-ALVO

Nada pior do que gastar tempo, dinheiro e não impactar o público que mais tem a ver com o negócio. Por isso, na hora de impulsionar o conteúdo, contar com uma ferramenta de gestão de redes sociais é essencial para uma ação assertiva e de melhor custo-benefício. Com o módulo Ads na ferramenta do Terra Empresas é possível determinar o público-alvo, escolher a duração das campanhas, o orçamento que deve ser utilizado e acompanhar tudo em tempo real, sem sair da plataforma. Confira os planos disponíveis para impulsionar o conteúdo e impactar mais clientes.

10. VENDENDO: FAÇA DO INSTAGRAM UMA VITRINE ATRATIVA 

Para contas comerciais, o Instagram disponibiliza a funcionalidade de taggear produtos com preços e hiperlinks que direcionam para a loja virtual da marca. Além de possibilitar a criação de um catálogo digital que fica disponível para quem clicar nos itens marcados, essa ferramenta também permite que as pessoas tenham acesso rápido a detalhes básicos, como disponibilidade em estoque. 

Agilidade no retorno aos clientes é fundamental para que uma venda seja concluída sem intercorrência, por isso, escolha sempre se comunicar de forma objetiva, entregando as informações que o público precisa saber. Fazer o cliente migrar para outro canal de atendimento ou ter que mandar mensagem para obter informações sobre o valor de um produto, por exemplo, não é agir de forma competitiva, mas, sim, correr o risco de que ele desista da compra.

MUITO ALÉM DO INSTAGRAM

Além do Instagram, a ferramenta de gestão de redes sociais com soluções sob medida do Terra Empresas oferece opções e integrações para facilitar a produção de conteúdo nas principais mídias digitais: Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest, entre outros. Além disso, com o objetivo de tornar o marketing digital acessível para todo tipo de negócio, a plataforma conta com outras ferramentas para melhorar a presença digital. 

Conheça todas as soluções digitais do Terra Empresas para alavancar o seu negócio em 2023.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
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