Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vice-primeiro-ministro da China participa de lançamento do projeto de ferro Simandou na Guiné

12 nov 2025 - 14h02
Compartilhar
Exibir comentários

O vice-primeiro-ministro da China, Liu Guozhong, participou da cerimônia de comissionamento do projeto da mina de minério de ferro Simandou, na Guiné, nesta semana, informou a agência de notícias oficial da China, Xinhua, nesta quarta-feira.

Com capacidade de produção anual prevista de 120 milhões de toneladas, o projeto de propriedade de 75% dos chineses no país da África Ocidental deverá ser a maior mina do mundo para o mais alto grau de minério de ferro, fundamental para a transição verde na cadeia de valor global do aço.

O vice-primeiro-ministro chinês chamou o projeto de produto de quase 70 anos de amizade e cooperação entre a China, a Guiné e a África, acrescentando que ele contribuiria para o desenvolvimento econômico da Guiné e para a implementação de sua estratégia "Simandou 2040", disse a Xinhua.

Dois dos quatro blocos de mineração de Simandou são controlados por um consórcio chinês de Cingapura chamado Winning Consortium Simandou (WCS), e o restante pela Rio Tinto SimFer, uma joint venture da gigante global de mineração Rio Tinto, Chalco Iron Ore Holdings e o governo da Guiné.

A estatal China Baowu Steel Group, a maior siderúrgica do mundo em produção, também é uma acionista importante, com ações da WCS e uma participação indireta na Rio Tinto SimFer.

O minério de Simandou, com 65% de ferro, tem como alvo o segmento premium usado para aço com menor intensidade de carbono.

O presidente da Baowu, Hu Wangming, disse que o projeto forneceria matérias-primas verdes para a indústria siderúrgica na China e no mundo, e daria impulso ao desenvolvimento da Guiné, de acordo com um artigo publicado na conta de mídia social da empresa na terça-feira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade