3 eventos ao vivo

Vendas no varejo da zona do euro caem em março pelo 2º mês seguido

ECONOMIA - Política Monetária

6 mai 2013
06h07

As vendas no varejo da zona do euro caíram pelo segundo mês seguido em março, destacando as dificuldades do bloco em meio ao desemprego recorde e restrição de crédito para consumidores e empresas.

O volume das vendas no varejo caiu 0,1% na comparação mensal, em linha com as expectativas de economistas consultados pela Reuters, após uma queda de 0,2% em fevereiro, informou a agência de estatísticas da UE, Eurostat, nesta segunda-feira.

Os consumidores nos 17 países membros gastaram em alimentos, bebidas e cigarro em março, mas não o suficiente para compensar um declínio nos gastos em bens como roupas e computadores. A comparação anual mostrou queda de 2,4%, ante expectativa de economistas de recuo de 2,2%, após queda de 1,7% em fevereiro.

Em um sinal do tamanho da contração no sul da Europa, as vendas no varejo na Espanha caíram 10,5% na base anual, maior queda entre todos os países da zona do euro no mês. Mais de 6 milhões de espanhóis estão sem trabalho na quarta maior economia da zona do euro, nível que nunca foi visto desde o início da série histórica na década em 1970.

Fonte: Reuters News
publicidade