Vendas de moradias usadas nos EUA aceleram em dezembro
As vendas de moradias usadas nos Estados Unidos aceleraram em dezembro, impulsionadas por taxas hipotecárias mais baixas e pelo crescimento lento dos preços.
As vendas de moradias aumentaram 5,1% no mês passado, atingindo uma taxa anual ajustada sazonalmente de 4,35 milhões de unidades, informou a Associação Nacional de Corretores de Imóveis nesta quarta-feira.
Economistas consultados pela Reuters previam alta para uma taxa de 4,21 milhões de unidades. As vendas aumentaram 1,4% em na base anual.
"No quarto trimestre, as condições começaram a melhorar, com taxas de hipoteca mais baixas e crescimento mais lento dos preços das moradias", disse Lawrence Yun, economista-chefe da Associação, em um comunicado. "Os níveis de estoque continuam apertados, com menos vendedores ansiosos para se mudar, os proprietários estão demorando a decidir quando listar ou retirar suas casas."
As taxas hipotecárias caíram em 2025, embora continuem consideravelmente mais altas do que há três anos. O presidente Donald Trump ordenou na semana passada que a Federal Housing Finance Agency, que supervisiona as gigantes do financiamento hipotecário Fannie Mae e Freddie Mac, comprasse US$200 bilhões em títulos emitidos pelas duas empresas em uma tentativa de reduzir as taxas hipotecárias.
Analistas preveem que as compras de hipotecas tenham um impacto modesto. As taxas hipotecárias, que acompanham o rendimento do Treasury de 10 anos, permanecem elevadas.