Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja quais são as melhores áreas para empreender em 2023

É hora dos empreendedores analisarem onde é melhor investir nesta temporada

6 fev 2023 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Com tantas incertezas econômicas para 2023, é normal que surjam dúvidas sobre quais áreas serão boas para empreender em 2023. Mas já é possível ter uma ideia do que vem por aí.

Segundo dados do Sebrae, em 2023 as tendências de mercado que irão se destacar estão relacionadas principalmente a contextos tecnológicos, consciência ambiental, mudança demográfica e delivery. 

Para ajudar você a ter uma ideia de quais as melhores áreas para empreender em 2023, pedimos ajuda para Alice Salvo Sosnowski, especialista em empreendedorismo e consultora de negócios.

Tecnologia

Essa é de longe a área que mais vem se destacando. E não vale só copiar o que já existe. É preciso inovar, pensar do ponto de vista do cliente e apresentar benefícios do seu negócio como personalização, desempenho, atendimento, economia, acessibilidade. 

“É preciso aumentar a visibilidade no mundo digital e usar da melhor maneira possível as mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok e outras. Prepare-se para entregar informações e gerar conexão com os seus clientes”, avisa Sosnowski. 

“Crie notícias, vídeos, e-books, posts, artigos, imagens, infográficos e outros recursos para criar um relacionamento com seu público. Mais do que vender, divulgar o propósito da sua empresa é o pulo do gato dos negócios.”

Sustentabilidade

Podemos ter milhões de dados, estar dentro do Metaverso, mas no final do dia, continuamos a ser de carne e osso. O mantra do mercado agora atende por três letras: ESG (Ambiental, Social e Governança). 

“Os consumidores não têm mais olhos para marcas poluidoras e as empresas precisam assumir seu papel na promoção da vida e de um ambiente melhor para as pessoas, colaboradores, fornecedores, investidores e consumidores. A ganância não serve mais a ninguém. As empresas adotarão essa mentalidade por conta da própria sobrevivência do planeta”, diz a consultora.

Mudança demográfica

“A população idosa brasileira envelhece a uma taxa superior à média mundial. O mercado brasileiro é relevante e a população idosa apresenta uma grande especificidade nos produtos e serviços demandados e, por ser uma população com renda maior do que a população mais jovem, isso terá impacto na estrutura de produtos e serviços que serão necessários.”

Delivery

As compras online já eram uma tendência, mas explodiram no período da pandemia do Covid-19.

“O mercado mudou muito e novas oportunidades se abrem a partir desse contexto. Pense nas vezes que precisou comprar algo nos últimos tempos e foi difícil ou você não achou. O que você acha que as pessoas buscam e não encontram? Faça uma pesquisa sobre problemas e soluções e elenque todas as ideias dentro da sua área de interesse. E, claro, não esqueça de investir na logística da entrega”, sugere ela.

Alice Salvo Sosnowski dá as dicas para as melhores áreas para empreender em 2023
Alice Salvo Sosnowski dá as dicas para as melhores áreas para empreender em 2023
Foto: Reprodução

Vídeo é a nova comunicação

O mercado audiovisual brasileiro vem ganhando força ano após ano e faz parte das tendências de negócios para 2023. Segundo o Relatório de Tendências do Sebrae, o vídeo se tornará o novo padrão de comunicação e se tornará cada vez mais o recurso padrão no futuro. E para isso, as empresas e instituições precisarão de produtos e serviços direcionados para esse nicho.

Experiências

Quanto mais tecnológico o mundo, mais o ser humano tem o desejo e a necessidade de experienciar o simples e o palpável. No auge do acesso à conectividade, vivenciar experiências nunca foi tão especial e terapêutico”, diz Sosnowski. 

“Viver momentos do mundo tátil, como estar em contato com família, amigos e natureza, é uma maneira de desconectar-se temporariamente dos agitos da vida contemporânea e finalmente relaxar. Quem se dedicar a esse tipo de produto e serviço pode colher bons frutos nos próximos anos”, finaliza ela.

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade