PUBLICIDADE

Veja 4 formas de fidelizar clientes através da tecnologia

Uma boa plataforma pode facilitar o envio de notificações push personalizadas e oportunas

30 abr 2024 - 06h20
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
É possível fidelizar clientes à marca e seus serviços/produtos com a ajuda da tecnologia moderna, implementando soluções e estratégias que aumentem as conexões entre as empresas e seus consumidores.
Foto: Instagram / Reprodução

Atualmente, há um cenário muito competitivo no mercado para que seja possível manter os clientes na marca e fidelizados aos produtos e serviços. Entretanto, uma vez que se compreende a tecnologia, seus detalhes, atualizações e suas soluções, é totalmente possível deixar esse cenário favorável para retê-los a longo prazo. Afinal, esse é o grande desejo dos empresários.

Segundo Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa que atua em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos, utilizar a tecnologia para nesse cenário, não se trata apenas de uma vantagem. 

“Entender e implementar soluções tecnológicas neste sentido permite uma  análise de dados para compreender os padrões de compra e preferências e assim criar ofertas altamente personalizadas que os fazem se sentir valorizados e únicos”, complementa.

A coleta de informações, potencializada pela tecnologia moderna, oferece uma ferramenta estratégica para as empresas entenderem os padrões de compra e as preferências dos consumidores. Ao analisar grandes volumes de interações e transações, é possível identificar  tendências e comportamentos específicos. 

“Com isso, os gestores conseguem também aumentar a eficácia das campanhas de marketing, trazendo impactos positivos na geração de receita”, destaca o CEO.

Aumentando as conexões

O especialista detalha também que a empresa precisa, além de seguir essas estratégias, estar focada em manter e aumentar as conexões com seus clientes. 

“O primeiro passo é permanecer atento ao que o seu público-alvo precisa e manter-se em contato frequente, entendendo se ele está satisfeito e como os produtos são oferecidos, e seguir ajustando sempre”, aponta.

Rafael aponta quatro soluções de como é possível aumentar a fidelização a partir da implementação dos seguintes processos:

Personalizar através dos dados - A personalização é uma expectativa dos consumidores. Segundo um estudo recente divulgado no Brasil, 80% dos têm maior probabilidade de comprar de empresas que oferecem experiências diferenciadas e únicas. 

Programas de fidelidade integrados - Implementar um programa de fidelidade eficaz pode ser um divisor de águas. A Forbes indica que tais programas podem aumentar a frequência de compra em até 20%. Sistemas que permitem uma integração fácil e intuitiva, podem tornar a acumulação e retenção de pontos uma experiência agradável para o usuário.

Comunicação proativa - Mais da metade (52%) dos consumidores esperam que as ofertas sejam personalizadas em todos os pontos de interação, de acordo com a Salesforce. Uma boa plataforma atual facilita o envio de notificações push personalizadas e oportunas, mantendo os clientes não apenas informados, mas também engajados e conectados à marca.

Suporte ao cliente com IA - O suporte ao cliente não está mais limitado ao horário comercial. Oferecer esse tipo de atendimento 24/7 se tornou essencial, e há chatbots que podem ser alimentados por IA, garantindo que os clientes recebam assistência imediata, melhorando a satisfação e fortalecendo a lealdade.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade