PUBLICIDADE

Veja 15 franquias americanas que buscam investidor no Brasil

3 ago 2012 - 09h05
Compartilhar

O brasileiro gosta de conhecer novos sabores. Mas não é só isso que tem contribuído para o aumento das refeições fora do lar. Fatores como a rotina de trabalho e a ascensão da classe C têm levado a população a comer mais vezes fora de casa. O resultado é um gasto de R$ 121,4 bilhões com esse tipo de alimentação, segundo dados divulgados em 2011 pela Data Popular, consultoria especializada no mercado popular, que entrevistou pessoas de 26 estados. Esse cenário tem atraído o interesse de várias franquias estrangeiras do setor.

Aumento da alimentação fora do lar atrai franquias estrangeiras do setor
Aumento da alimentação fora do lar atrai franquias estrangeiras do setor
Foto: Divulgação


"O brasileiro realmente adora novidade. O mercado está desenvolvido, o setor de

franchising

é estruturado e isso tem chamado bastante atenção. Então, muitas marcas estrangeiras, principalmente de alimentação, estão vendo no Brasil uma grande oportunidade", afirma Paulo César Mauro, presidente da Global Franchising, empresa especializada no desenvolvimento de canais de distribuição. No momento, sua empresa é responsável pelas negociações de 15 marcas americanas que estão em busca de investidores brasileiros.



Ele explica que o setor é o mais procurado pela facilidade com a qual o conceito é aceito. Outro fator é a ausência de barreiras comerciais, uma vez que os insumos e os equipamentos necessários para a operação podem ser encontrados com facilidade no País. "Normalmente, não há necessidade de se importar praticamente nada. Quando isso é necessário, é um item muito pequeno, como algum molho especial que é um segredo da franquia. É muito fácil implementar qualquer negócio de alimentação de fora aqui no País", aponta Paulo.



Franquias e novidades

Entre 15 franquias que atualmente negociam sua implantação no País estão redes de café, massas, comida saudável, casual dining, frozen yogurt e smoothies, vitamina com frutas e sorvete de iogurte. Entre essas empresas, está a Smoothie Factory, uma das principais empresas americanas do segmento, que procura uma masterfranquia nacional. E a Sub Zero, especializada em sorvetes e iogurtes, que permite ao cliente escolher todos os ingredientes utilizados na produção do sorvete.

Outro destaque é rede de comida italiana Alfredo's. Criada em 1914, é parada obrigatória de muitos turistas que visitam Nova York pelo famoso fettuccine Alfredo. Também estuda a entrada no Brasil a cadeia de restaurante Winger's, especializada em buffalo wings (asas de frango).

"A ideia é introduzir aqui exatamente como temos lá fora. Depois, podem ser feitas pequenas adaptações, quando necessário", explica Paulo.

Busca por investidores

Para coordenar suas operações brasileiras, essas redes buscam franqueados com experiência no setor. "Isso reduz muito o risco, aumenta as chances de sucesso e a rapidez de implementação. O principal foco tem sido trabalhar com investidores que já atuam na área", afirma Paulo.

Normalmente, a rede chega ao Brasil no formato de masterfranquia, que pode atender a todo o território nacional ou, em alguns casos, a determinada região do País. "Tem muitos investidores estrangeiros que não permitem subfranquear, pois querem empresas que tenham um capital majoritário de todas as unidades", alerta. Segundo Paulo, a atratividade do Brasil tende a aumentar. "Eventos esportivos como Copa do Mundo e Olimpíadas vão acelerar essa demanda de mais marcas internacionais pelo Brasil", acredita.

Veja na galeria 15 franquias americanas de alimentação que buscam oportunidades no Brasil.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
TAGS
Publicidade