Veja 15 franquias americanas que buscam investidor no Brasil
3 ago2012 - 09h05
Compartilhar
O brasileiro gosta de conhecer novos sabores. Mas não é só isso que tem contribuído para o aumento das refeições fora do lar. Fatores como a rotina de trabalho e a ascensão da classe C têm levado a população a comer mais vezes fora de casa. O resultado é um gasto de R$ 121,4 bilhões com esse tipo de alimentação, segundo dados divulgados em 2011 pela Data Popular, consultoria especializada no mercado popular, que entrevistou pessoas de 26 estados. Esse cenário tem atraído o interesse de várias franquias estrangeiras do setor.
"O brasileiro realmente adora novidade. O mercado está desenvolvido, o setor de
é estruturado e isso tem chamado bastante atenção. Então, muitas marcas estrangeiras, principalmente de alimentação, estão vendo no Brasil uma grande oportunidade", afirma Paulo César Mauro, presidente da Global Franchising, empresa especializada no desenvolvimento de canais de distribuição. No momento, sua empresa é responsável pelas negociações de 15 marcas americanas que estão em busca de investidores brasileiros.
Ele explica que o setor é o mais procurado pela facilidade com a qual o conceito é aceito. Outro fator é a ausência de barreiras comerciais, uma vez que os insumos e os equipamentos necessários para a operação podem ser encontrados com facilidade no País. "Normalmente, não há necessidade de se importar praticamente nada. Quando isso é necessário, é um item muito pequeno, como algum molho especial que é um segredo da franquia. É muito fácil implementar qualquer negócio de alimentação de fora aqui no País", aponta Paulo.
Franquias e novidades
Entre 15 franquias que atualmente negociam sua implantação no País estão redes de café, massas, comida saudável, casual dining, frozen yogurt e smoothies, vitamina com frutas e sorvete de iogurte. Entre essas empresas, está a Smoothie Factory, uma das principais empresas americanas do segmento, que procura uma masterfranquia nacional. E a Sub Zero, especializada em sorvetes e iogurtes, que permite ao cliente escolher todos os ingredientes utilizados na produção do sorvete.
Outro destaque é rede de comida italiana Alfredo's. Criada em 1914, é parada obrigatória de muitos turistas que visitam Nova York pelo famoso fettuccine Alfredo. Também estuda a entrada no Brasil a cadeia de restaurante Winger's, especializada em buffalo wings (asas de frango).
"A ideia é introduzir aqui exatamente como temos lá fora. Depois, podem ser feitas pequenas adaptações, quando necessário", explica Paulo.
Busca por investidores
Para coordenar suas operações brasileiras, essas redes buscam franqueados com experiência no setor. "Isso reduz muito o risco, aumenta as chances de sucesso e a rapidez de implementação. O principal foco tem sido trabalhar com investidores que já atuam na área", afirma Paulo.
Normalmente, a rede chega ao Brasil no formato de masterfranquia, que pode atender a todo o território nacional ou, em alguns casos, a determinada região do País. "Tem muitos investidores estrangeiros que não permitem subfranquear, pois querem empresas que tenham um capital majoritário de todas as unidades", alerta. Segundo Paulo, a atratividade do Brasil tende a aumentar. "Eventos esportivos como Copa do Mundo e Olimpíadas vão acelerar essa demanda de mais marcas internacionais pelo Brasil", acredita.
Veja na galeria 15 franquias americanas de alimentação que buscam oportunidades no Brasil.
Aumento da alimentação fora do lar atrai franquias estrangeiras do setor
Foto: Divulgação
A Arabica Coffee, fundada em 1976, é uma das redes pioneiras no setor nos Estados Unidos. Presente também no Oriente Médio e na China, oferece cafés especiais tostados na hora. A empresa busca um masterfranqueado no Brasil. O investimento médio por unidade é de US$ 50 mil a US$ 130 mil
Foto: Divulgação
A Mrs.Fields é especializada em cookies, brownies e muffins. A rede, fundada em 1977 em Palo Alto, Califórnia, possui mais de 400 lojas em 15 países. A empresa busca um masterfranqueado no Brasil. O investimento médio por unidade é de US$ 142 mil a US$ 347 mil
Foto: Divulgação
A Sbarro traz o conceito de comida rápida típica italiana, com mais de 200 pratos no cardápio. A empresa busca um masterfranqueado no Brasil com investimento de US$ 600 mil. O investimento médio por unidade é de US$ 250 mil a US$ 850 mil
Foto: Divulgação
A Smoothie Factory, uma das principais empresas americanas do segmento, oferece smoothies, sucos 100% naturais e frozen yogurt. A marca busca um masterfranqueado nacional ¿ com taxa de franquia de US$ 500 mil - ou regional - com taxa de franquia de US$ 180 mil. O investimento médio por unidade é de US$ 150 mil a US$ 200 mil
Foto: Divulgação
A Sub Zero é especializada em sorvetes e iogurtes. Tem como conceito permitir que o cliente escolha todos os ingredientes utilizados na produção. A marca busca um masterfranqueado nacional - com taxa de franquia de US$ 350 mil - ou regional - com taxa de franquia de US$ 180 mil. O investimento médio por unidade é de US$ 100 mil
Foto: Divulgação
A The Country's Best Yogurt (TCBY) conta com mais de 600 pontos de venda em 17 países. A marca busca um masterfranqueado nacional - com taxa de franquia de US$ 250 mil - ou unitário - com taxa de franquia de US$ 25 mil. O investimento médio por unidade é de US$ 142 mil a US$ 347 mil
Foto: Divulgação
A Villa Fresh Italian Kitchen oferece pizzas, saladas e pratos italianos. Conta com 300 unidades em seis países. A marca busca um masterfranqueado regional - com taxa de franquia de US$ 180 mil - ou unitário - com taxa de franquia de US$ 35 mil. O investimento médio por unidade é de US$ 180 mil a US$ 350 mil
Foto: Divulgação
A Green Leaf's traz saladas preparadas de acordo com a escolha do cliente. Também oferece grelhados, sopas e sanduíches. A marca busca um masterfranqueado regional - com taxa de franquia de US$ 150 mil - ou unitário - com taxa de franquia de US$ 35 mil. O investimento médio por unidade é de US$ 150 mil a US$ 250 mil
Foto: Divulgação
A South Philly Steak & Fries oferece o clássico cheese steak (sanduíche de carne bovina e queijo) com batatas fritas. O investimento médio por unidade é de US$ 180 mil a US$ 250 mil
Foto: Divulgação
No Banana's, smothies, pretzels, sucos de fruta naturais e frozen yogurt são a base do cardápio. A marca pode atuar em conjunto com outra marca de alimentação, como complemento (no modelo store in store), e busca um masterfranqueado regional - com taxa de franquia de US$ 250 mil ¿ ou regional¿ com taxa de franquia de US$ 150 mil. O investimento médio por unidade é de US$ 60 mil a US$150 mil
Foto: Divulgação
O Winger's é um restaurante especializado em buffalo wings. A marca busca um masterfranqueado regional - com taxa de franquia de US$ 250 mil - ou unitário - com taxa de franquia de US$ 35 mil. O investimento médio por unidade é de US$ 600 mil a US$1.500 milhão
Foto: Divulgação
A Insalate Italiane é uma rede italiana de fast-food saudável, focada em saladas, comidas leves e pratos frios. A empresa não informa o investimento médio por unidade
Foto: Divulgação
A Pizzemporio tem mais de 1.000 tipos de pizza, com mais de 400 ingredientes. A empresa não informa o investimento médio por unidade
Foto: Divulgação
O Alfredo's é criador do famoso fettuccine Alfredo, que carrega o nome do restaurante, criado em 1914. A empresa não informa o investimento médio por unidade
Foto: Divulgação
A Earth Fruits Yogurt busca oferecer iogurtes de frutas naturais. A marca busca um masterfranqueado regional ¿ com taxa de franquia de US$ 180 mil. O investimento médio por unidade é de US$ 250 mil