Vale (VALE3) bate recorde e supera metas em minério, cobre e níquel
A VALE3 divulgou na última terça-feira (27) seu relatório de produção e vendas de 2025, mostrando um dos melhores desempenhos operacionais dos últimos anos. A companhia superou as metas de produção em praticamente todos os principais metais, com avanço em minério de ferro, cobre e níquel, além de crescimento nas vendas, indicando ganho de eficiência mesmo em um cenário de preços mais volátil.
VALE3 acelera produção de minério de ferro
O minério de ferro, principal produto da empresa, somou 336 milhões de toneladas em 2025, maior nível desde 2018. Apenas no quarto trimestre foram 90,4 milhões de toneladas, alta de 6% na comparação anual. O desempenho foi puxado pelo maior ritmo em Brucutu e pelo avanço dos projetos Capanema e VGR1.
As vendas acompanharam esse crescimento e atingiram 84,9 milhões de toneladas no trimestre. Já o preço médio realizado do finos de minério de ferro ficou em US$ 95,4 por tonelada, levemente acima do trimestre anterior.
Cobre e níquel reforçam diversificação
No cobre, a produção anual chegou a 382 mil toneladas, também a maior desde 2018. O quarto trimestre foi o melhor do ano, com 108,1 mil toneladas, impulsionado por recordes operacionais em Salobo e bom desempenho no Canadá.
O níquel também mostrou recuperação relevante. A produção anual atingiu 177 mil toneladas, maior patamar desde 2022. O destaque foi Onça Puma, que operou com o segundo forno em plena capacidade, elevando o volume trimestral para 46,2 mil toneladas.
Segundo o relatório operacional, o desempenho mostra que a VALE3 conseguiu avançar em volume mesmo em um ambiente desafiador para preços de algumas commodities, refletindo maior estabilidade e eficiência nas operações. "A Vale apresentou fortes resultados operacionais em 2025 em todos os segmentos de negócios, superando os guidances de produção estabelecidos no início do ano."