PUBLICIDADE

Vale contrata bancos para vender ativos de carvão em Moçambique, dizem fontes

21 jan 2021 - 14h11
(atualizado às 15h40)
Compartilhar
Exibir comentários

A mineradora Vale contratou os bancos de investimento Barclays e Standard Chartered para vender sua mina de carvão e um projeto portuário em Moçambique, disseram três fontes nesta quinta-feira, em momento em que a empresa trabalha para se tornar neutra em carbono até 2050.

Logo da Vale em mina da empresa em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) 
04/02/2019
REUTERS/Washington Alves
Logo da Vale em mina da empresa em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) 04/02/2019 REUTERS/Washington Alves
Foto: Reuters

A Vale se junta à mineradora BHP, e outras companhias dispostas a escantear o carvão, cuja queima resulta na produção de eletricidade, à medida que investidores globais abandonam participações em combustíveis fósseis.

Segunda maior produtora de minério de ferro do mundo, a Vale selou acordou na quarta-feira para comprar a fatia minoritária da Mitsui na deficitária mina de carvão de Moatize e no Corredor Logístico de Nacala, mas anunciou que pretende desinvestir dos negócios com o combustível fóssil na sequência.

Ainda não está claro o que os ativos poderão render, disseram as fontes, que pediram para não ser identificadas, já que as discussões são confidenciais.

Vale, Barclays e Standard Chartered não quiseram comentar o assunto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade