PUBLICIDADE

"Vale a pena realizar prejuízo e recomprar a ação pensando em benefício tributário?" Seu Consultor Responde

14 jun 2024 - 18h27
Compartilhar
Exibir comentários
Realizar prejuízo
Realizar prejuízo
Foto: Suno

Seu Consultor Responde é um quadro que vai ao ar todas as quintas-feiras, durante a live do Suno Notícias no YouTube. O objetivo é que um profissional da Suno Consultoria responda às dúvidas da audiência. Confira uma delas a seguir, sobre realizar prejuízo.

"Uma ação da minha carteira caiu 30%, mas eu ainda acredito nos fundamentos dela. Vale a pena vender o papel e depois recomprá-lo, pensando em benefício tributário?" - Diego Resende.

Seu Consultor Responde

Caro Diego,

Vou começar contextualizando a sua pergunta para os demais investidores: para quem não sabe, o Imposto de Renda (IR) não tributa prejuízo. Então, ao vender uma ação na qual você está perdendo, não há cobrança.

Respondendo objetivamente: essa estratégia faz sentido desde que você tenha uma outra ação na qual foi apurado lucro, para que haja uma compensação.

Então você tem um ativo que está negativo, mas você confia nele. Basicamente, você pode continuar comprando essa ação para que o seu preço médio caia, ou você pode pensar nesse benefício do IRPF, que diz respeito à dedução. Ou seja: você consegue abater e não pagar imposto em cima de um outro ativo que você vendeu com lucro.

Mas é importante estar atento aos riscos que envolve essa operação. A grande maioria das corretoras cobram uma taxa de corretagem, então esses custos podem diminuir a atratividade.

Uma outra questão é risco de recompra. Você nunca vai vender o ativo com prejuízo para comprá-lo no mesmo dia. Você vai vendê-lo hoje para recomprar amanhã, por exemplo. Só que nem sempre o preço de fechamento é o preço de abertura do dia seguinte. Às vezes esse ativo pode abrir com um valor mais alto, o que vai gerar uma frustração para você.

- Caio Palma, consultor na Suno Consultoria.

Também tem dúvidas sobre realizar prejuízo? A Suno Consultoria de Investimento pode te ajudar nesse e em outros assuntos. Então para entrar em contato com nossos profissionais.

Suno
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade