Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tupy recebe indicação do BNDES para CEO em meio a investigação da CVM sobre ministros no Conselho

Ao 'Estadão', a CGU e os dois ministérios citados negaram irregularidades e disseram que o processo de indicação para o conselho de administração foi conduzido pelo BNDES

18 mar 2025 - 23h01
Compartilhar
Exibir comentários

A metalúrgica Tupy S.A. divulgou em fato relevante que recebeu do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), nesta terça-feira, 18, a sugestão de "avaliar como potencial candidato a eventual sucessão do Diretor Presidente, o Sr. Rafael Esmeraldo Lucchesi Ramacciotti". A indicação ocorre um dia depois de reportagem do Estadão ter abordado um processo administrativo aberto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para apurar possíveis irregularidades na nomeação de três ministros de Luiz Inácio Lula da Silva para cargos em conselho de empresa privada.

Para o órgão que regula o mercado de capitais no País, os titulares da Previdência, Carlos Lupi, da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, deveriam ter realizado consulta formal sobre eventual conflito de interesses antes de assumir cadeiras no conselho de administração da Tupy, uma metalúrgica multinacional com ações negociadas na Bolsa de Valores. Ao Estadão, a CGU e os dois ministérios citados negaram irregularidades e disseram que o processo de indicação para o conselho de administração foi conduzido pelo BNDES.

Nesta terça-feira, 18, após o Valor Econômico ter noticiado que "Indicado do BNDES e Previ vai assumir presidência da Tupy", a empresa divulgou em fato relevante que em 30 de abril de 2025 se encerra o mandato da atual diretoria e que foi recebida "sugestão" do BNDES de que o posto de diretor-presidente seja ocupado por Ramacciott.

A estatal BNDES Participações (BNDESPar) detém 28,19% das ações da Tupy.

O que diz a Tupy, em fato relevante

Joinville, 18 de março de 2025 - A Tupy S.A. ("Companhia", B3: TUPY3), em referência à notícia veiculada nesta data no site do Jornal Valor Econômico intitulada "Exclusivo: Indicado do BNDES e Previ vai assumir presidência da Tupy", comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, considerando que em 30 de abril de 2025 se encerra o mandato dos atuais membros da Diretoria Estatutária, o Conselho conduzirá, assim como o faz a cada três anos (prazo do mandato), processo de avaliação da Diretoria Estatutária da Companhia quanto à eleição dos seus membros.

A Presidente do Conselho de Administração e a Secretaria de Governança Corporativa receberam, nesta data, da acionista BNDES Participações - BNDESPAR, sugestão de "avaliar como potencial candidato a eventual sucessão do Diretor Presidente, o Sr. Rafael Esmeraldo Lucchesi Ramacciotti".

A Companhia manterá seus acionistas e o mercado oportunamente informados sobre quaisquer novos desdobramentos relacionados a este tema.

Fernando Cestari de Rizzo, Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade