Três pessoas morrem e quatro ficam feridas em avalanches nos Alpes franceses
Duas avalanches separadas nos Alpes franceses mataram três pessoas e deixaram quatro feridas, informaram autoridades locais e a mídia francesa nesta terça-feira.
Por volta do meio-dia, um grande deslizamento, com cerca de 300 metros de largura, varreu uma estrada e uma trilha na cidade de Valloire, no sudeste da França, informou a prefeitura de Savoie em um comunicado.
Equipes de resgate, incluindo policiais da montanha, bombeiros, unidades caninas e especialistas do exército, foram mobilizadas por mais de quatro horas antes que as operações fossem interrompidas no final da tarde devido ao risco de novas avalanches, acrescentou a prefeitura.
Dois dos feridos estavam em estado grave e foram evacuados de helicóptero para hospitais próximos, informou a prefeitura.
A emissora francesa BFMTV também informou, citando o promotor da cidade de Gap, que dois esquiadores morreram mais cedo em uma avalanche fora de pista em La Grave, na região vizinha de Hautes-Alpes.
A agência meteorológica Meteo France informou que Savoie permaneceu em alerta laranja de avalanche para terça-feira, mas sinalizou uma melhora nos próximos dias.
As mortes ocorrem enquanto a França enfrenta fortes nevascas nos Alpes e inundações em várias regiões ocidentais após dias de chuvas intensas.
Na sexta-feira passada, três esquiadores morreram após serem arrastados por uma avalanche na luxuosa estação de esqui alpina francesa de Val d'Isère.