Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trabalhadores da JBS entrarão em greve em fábrica de carne bovina nos EUA

9 mar 2026 - 19h37
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 3.800 trabalhadores de um frigorífico ‌da JBS em Greeley, Colorado, planejam entrar em greve a partir de 16 de março, informou o sindicato dos trabalhadores nesta segunda-feira, paralisando a produção em uma das maiores fábricas de carne bovina dos Estados Unidos, em um momento em que os consumidores enfrentam preços recordes.

A paralisação coloca uma força de trabalho composta em grande parte ⁠por imigrantes contra a maior empresa de carne do mundo, e já levou ‌os pecuaristas a entregar o gado em instalações alternativas.

Os preços da carne bovina atingiram recordes este ano, após a oferta de gado no país cair ‌para o nível mais baixo em 75 anos. ‌Frigoríficos como a JBS se beneficiam da alta dos preços, mas também ⁠precisam arcar com custos recordes para comprar gado para o abate.

Em novembro, a JBS reportou um lucro de US$581 milhões no terceiro trimestre, uma queda em relação aos US$693 milhões do ano anterior.

"Embora os clientes estejam pagando mais do que nunca, nada disso está chegando aos trabalhadores da linha de frente que ‌realmente fazem todo o trabalho pesado", disse Kim Cordova, presidente do sindicato United Food ‌and Commercial Workers Local ⁠7, que representa os ⁠trabalhadores em Greeley.

Cordova afirmou que a JBS se envolveu em práticas trabalhistas desleais e não ⁠negociou de forma justa um novo ‌contrato nos últimos oito meses. ‌Os trabalhadores reivindicavam salários que acompanhassem a inflação e queriam que a empresa parasse de cobrar pela reposição dos equipamentos de proteção individual que utilizam para trabalhar com segurança, disse ela.

A JBS afirmou que cumpre as leis ⁠trabalhistas, buscou chegar a um acordo justo e cobra dos funcionários os equipamentos de proteção individual perdidos ou danificados intencionalmente.

"Mantemos a proposta que apresentamos", afirmou a JBS. "Ela é sólida, justa e consistente com o contrato nacional histórico firmado em 2025."

No ano passado, trabalhadores sindicalizados de ‌frigoríficos em diversas unidades ratificaram um contrato nacional inédito com a JBS. No entanto, os trabalhadores de Greeley já contavam com alguns benefícios nesse contrato, ⁠incluindo licença médica, afirmou Cordova.

A JBS afirmou que está ajustando as entregas de gado e os cronogramas de processamento em Greeley, além de transferir a produção para outras instalações para atender às necessidades dos clientes.

A empresa não realizou abate de gado na planta na segunda-feira. Confinadores de gado disseram que a JBS cancelou o abate em Greeley para toda a semana, e um confinador afirmou que estava entregando o gado em uma unidade da empresa em Cactus, Texas.

"Temos muito mais espaço para abate do que gado pronto para o abate", disse Corbitt Wall, analista do mercado pecuário da DVAuction. Os pecuaristas "simplesmente os transferirão para outro lugar".

A concorrente do setor de processamento de carne, Tyson Foods fechou este ano uma enorme fábrica de carne bovina em Nebraska.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade