Toyota mantém liderança no setor automotivo em 2025 com recorde de vendas
A Toyota Motor vendeu um recorde de 11,3 milhões de veículos globalmente em 2025, informou a empresa nesta quinta-feira, mantendo o título de montadora com maior volume de vendas do mundo pelo sexto ano consecutivo.
As vendas globais do grupo aumentaram 4,6% em relação ao ano anterior, incluindo os veículos das marcas Toyota e Lexus da matriz, bem como os vendidos pela unidade de carros pequenos Daihatsu e pela fabricante de caminhões Hino Motors .
A rival alemã Volkswagen Group , segunda colocada no ranking, informou este mês que as vendas caíram 0,5% no ano passado, para pouco menos de 9 milhões de veículos, enquanto busca cortar custos em seu país e enfrentar a intensa concorrência na China.
O crescimento da Toyota foi impulsionado principalmente pelas vendas nos EUA e no Japão, que juntos representaram mais de dois quintos das vendas da matriz.
As vendas de veículos das marcas Toyota e Lexus aumentaram 3,7% em 2025, para 10,5 milhões, também um recorde, ajudadas pela forte demanda por veículos híbridos nos EUA.
As exportações do Japão para os EUA aumentaram 14,2%, para cerca de 615.000 veículos, com o SUV RAV4 entre os modelos mais populares.
Na China, as vendas da Toyota aumentaram 0,2%, a primeira vez em quatro anos que não diminuíram, apesar da forte concorrência no maior mercado automotivo do mundo.