PUBLICIDADE

Taxa média do cheque especial sobe em janeiro, diz Procon

12 jan 2015 - 16h22
(atualizado às 16h23)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Aumento representou um acréscimo de 0,22 ponto percentual na taxa do cheque especial</p>
Aumento representou um acréscimo de 0,22 ponto percentual na taxa do cheque especial
Foto: Difusión

Pesquisa de taxas de juros realizada pelo Procon do Estado de São Paulo, em 6 de janeiro, e divulgada nesta segunda-feira, aponta alta na taxa média do cheque especial e estabilidade na de empréstimo pessoal. 

De sete bancos pesquisados, cinco aumentaram a taxa de cheque especial. Já no empréstimo pessoal, apenas um banco elevou sua taxa. Os demais permaneceram com os mesmos índices praticados no mês anterior. 

Cheque Especial

A taxa média dos bancos pesquisados foi de 10,37% ao mês (a.m), superior à do mês anterior, que foi de 10,15% a.m., representando um acréscimo de 0,22 ponto percentual. 

A maior alta verificada foi na Caixa Econômica Federal, que alterou de 7,03% para 7,64% a.m., o que significa uma variação positiva de 8,68% em relação à taxa de dezembro. O Bradesco registrou variação positiva de 6,55%, o Banco do Brasil, 1,67%, o HSBC, 0,65% e o Itaú, 0,57% 

Empréstimo Pessoal

A taxa média dos bancos pesquisados manteve-se em 5,85% a.m., mesmo percentual do mês anterior. 

A única alta constatada foi no Banco Bradesco, alteração de 6,45% para 6,49% a.m., variação positiva de 0,62% em relação à taxa de dezembro. 

Comparando as taxas médias de janeiro do ano passado com as de janeiro deste ano, verificou-se alta de 0,45 ponto percentual na modalidade de empréstimo pessoal e de 1,89 ponto percentual na modalidade de cheque especial. 

O Procon-SP recomenda que o consumidor evite gastos nesse momento, pois no início do ano as despesas aumentam não só pelas dívidas contraídas no fim do ano passado, como também pelos impostos devidos IPVA, IPTU, além de despesas com material e matrícula escolar.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade