Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tarifaço: Pacote de ajuda do governo deve atender sobretudo os pequenos produtores, diz Haddad

Segundo o ministro da Fazenda, foi realizada uma reunião com Lula na noite desta terça-feira para discussão dos últimos detalhes do plano

6 ago 2025 - 08h41
(atualizado às 09h16)
Compartilhar
Exibir comentários
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira, 6, que foi realizada uma reunião ontem à noite com o presidente Lula para discutir os últimos detalhes do plano de ajuda aos setores da economia mais afetados pelo tarifaço de Trump. Segundo o ministro, o governo vai ter um plano "muito detalhado" para começar a atender sobretudo os pequenos produtores.

De acordo com Haddad, o texto do plano de contingência sairá do Ministério ainda hoje, mas o anúncio caberá ao Palácio do Planalto. Segundo ele, os itens que constam do plano devem ser tratados dentro de uma Medida Provisória (MP).

Veja quais produtos brasileiros ficaram de fora do tarifaço de 50% de Trump:

O ministro informou também que terá uma reunião por videoconferência na próxima quarta-feira com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, para discutir questões relativas ao tarifaço. Dependendo da qualidade dessa conversa, disse Haddad, poderá ser marcada uma reunião presencial.

"Queremos abrir negociação, superar o desentendimento provocado pela extrema-direita", disse o ministro. Segundo ele, pode ser que a situação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que recebeu algumas sanções do governo americano, também seja objeto da conversa com Bessent.

A tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros vendidos para os Estados Unidos entrou em vigor nesta quarta-feira. A exceção são os 694 itens que constam de uma lista publicada na semana passada pelo governo americano, que continuarão pagando uma taxa de 10% que já estava em vigor.

Trump assina decreto e oficializa tarifaço de 50% contra o Brasil:
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade