PUBLICIDADE

Ambipar anuncia fusão de subsidiária com HPX, com plano de listar em NY; ação dispara

6 jul 2022 - 09h20
(atualizado às 12h14)
Ver comentários

A empresa brasileira de serviços ambientais Ambipar disse nesta quarta-feira que sua subsidiária Emergência Participações firmou um acordo com a HPX para formar a Ambipar Emergency Response, que terá ações listadas em Nova York, fazendo seus papéis dispararem 18%.

O acordo com a HPX, uma companhia de cheque em branco (SPAC) listada nos Estados Unidos, dá à empresa combinada uma avaliação (enterprise value) de 3,1 bilhões de reais e deve impulsionar seu crescimento nos mercados globais. O 'equity value' da nova companhia é estimado em 2,9 bilhões de reais.

A medida ocorre menos de um ano após Ambipar cancelar a oferta pública inicial de ações (IPO) de sua empresa de gestão de resíduos Environment ESG devido a condições de mercado desfavoráveis.

A Ambipar disse que o acordo inclui uma capitalização mínima garantida de 168 milhões de dólares na Ambipar Response, segundo fato relevante divulgado ao mercado. Se não houver resgate de ações pelos atuais acionistas da HPX, a capitalização pode chegar a 415 milhões de dólares, acrescentou.

Por volta de 10:25, os papéis da Ambipar disparavam 17,34%, a 26,80 reais, na bolsa paulista, respondendo pelo melhor desempenho do índice Small Caps, que subia 1,52%. Na máxima, as ações chegaram a 26,99 reais (+18,17%).

No âmbito da capitalização, a Ambipar vai entrar com 50 milhões de dólares em meio a aportes de um grupo de investidores, disseram executivos da empresa em conferência com analistas.

Os recursos serão utilizados para acelerar o crescimento orgânico e inorgânico da Ambipar Response, disse a Ambipar, que permanecerá como acionista majoritária da empresa combinada, com cerca de 71,8% de seu capital social.

A Ambipar Response possui uma carteira de mais de 10.000 clientes em localidades como EUA, Brasil, Canadá e Reino Unido, e assumirá o papel da Emergência como prestadora de serviços industriais e resposta a emergências ambientais.

Após a conclusão do negócio, a Ambipar Response, sociedade constituída de acordo com a legislação das Ilhas Cayman, deterá todas as ações de emissão da Emergência e passará a ser listada na Bolsa de Valores de Nova York, sob o código "AMBI".

O diretor financeiro da Ambipar, Thiago da Costa Silva, disse em conferência que a previsão é de listagem "no final de setembro, começo de outubro".

Executivos da companhia afirmaram ainda que a listagem de BDRs (sigla para Brazilian Depositary Receipts) da Response na B3 é uma possibilidade, mas a ser discutida apenas depois do lançamento das ações nos EUA. Os BDRs são recibos lastreados em ativos negociados no exterior.

A Ambipar disse que, se determinadas condições não divulgadas forem verificadas, a empresa também terá direito a um potencial 'earn-out', aumentando a participação acionária na Ambipar Response e somando 110 milhões de reais ao 'enterprise value' implícito da empresa combinada.

(Com reportagem adicional de André Romani)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade