Shell vende 20% de Projeto Orca para petroleira do Kuweit
A Shell assinou um acordo para vender 20% de participação no Projeto Orca, no pré-sal da Bacia de Santos, para a Kuwait Foreign Petroleum Exploration Company (KUFPEC), informou a companhia nesta terça-feira.
Após a conclusão da operação, cujo valor não foi informado, a Shell permanecerá operadora do ativo, com 50% de participação. Os demais 30% pertencem à colombiana Ecopetrol.
Os parceiros do Orca, projeto antes conhecido como Gato do Mato, tomaram a decisão final de investimento em março de 2025. Na ocasião, a Shell informou prever a instalação de um navio-plataforma com capacidade para produzir até 120 mil barris por dia, com início das operações em 2029.
A KUFPEC, criada em abril de 1981 pela Kuwait Petroleum Corporation (KPC), atua internacionalmente em exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás fora do Estado do Kuweit.
A Shell pontuou que a transação está sujeita à aprovação regulatória, ao exercício de direitos preferenciais e às condições de fechamento. A conclusão é esperada até o fim de 2026. O valor da negociação não foi divulgado.