Secretário diz que errou ao fazer recomendação sobre Toyota
Após recomendar que os donos de carros afetados pelo recall da Toyota deixem de dirigi-los até que os levem às concessionárias para efetuar o conserto, o secretário de Transportes dos Estados Unidos, Ray Lahood, disse nesta quarta-feira ter se expressado mal.
Após a polêmica declaração feita em uma audiência num comitê da Câmara de Deputados dos EUA, as ações da Toyota na Bolsa de Nova York registraram uma queda de cerca de 7%.
Pouco depois, LaHood se viu obrigado a retificar suas palavras. "O que disse foi claramente um erro", disseo secretário em entrevista coletiva.
Posteriormente, o Departamento de Transporte emitiu um comunicado no qual LaHood afirmou: "quero encorajar os proprietários de qualquer modelo da Toyota chamados a fazer a revisão para que entrem em contato com alguma de suas concessionárias e regulem seus veículos o mais breve possível".
"A Agência Nacional de Segurança nas Estradas (NHTSA) seguirá pressionando a Toyota para garantir que a montadora está fazendo tudo o que prometeu para que seus veículos sejam seguros. Seguiremos investigando todas as possíveis causas desses problemas de segurança", disse ele na nota.
Após a retificação, a Toyota emitiu um comunicado por meio do qual agradeceu ao secretário pela correção.
"Nossa mensagem aos proprietários de carros Toyota é que se houver qualquer problema com o pedal do acelerador, por favor contatem sua concessionária sem atraso. Se o pedal não apresentar problemas, podem ter certeza de que o veículo é seguro", disse a montadora.
» EUA considera multar a Toyota