Saiba como responder 10 perguntas para ser chefe
A revista americana Fast Company publicou em seu site uma reportagem que ensina o que responder e como se portar em uma entrevista de emprego para um cargo de chefia. A partir de questões difíceis, o entrevistado pode elaborar respostas convincentes para impressionar o entrevistador e conseguir o emprego. As perguntas também podem valer para entrevistas simples e a conduta do candidato é a mesma.
Veja as perguntas e como respondê-las de maneira correta:
1. Por que não me diz algo sobre você?
Muitas vezes, esta é a pergunta que abre a entrevista. A intenção do entrevistado é simples: saber se você é articulado, confiante, e se sabe lidar com situações de imprevisto. Além disso, o recrutador quer saber mais sobre a trajetória de sua carreira. A maioria dos candidatos acha esta uma questão difícil de responder. No entanto, a vantagem é que esta pergunta oferece uma oportunidade para descrever a si mesmo de forma positiva e focar seus pontos fortes.
2. Há quanto tempo você trabalha na mesma empresa?
Esta é uma questão importante. Isso porque bons profissionais tendem a permanecer em seus empregos em períodos de três a cinco anos. Neste tempo de emprego, bons profissionais se adequam, implementam novas formas de trabalho e "aprendem a sobreviver".
3. Qual o seu ponto fraco?
Uma resposta honesta e confiante mostra que o candidato está preparado para o cargo, e consegue admitir seus defeitos e ainda é capaz de aceitar uma crítica construtiva.
4. Fale de uma situação onde você não se deu bem com um superior.
Neste caso você pode dizer qualquer coisa, menos que nunca teve um conflito com um superior. Todo mundo já teve situações em que discordou do chefe. Caso você responda que nunca passou por isso, o entrevistador pode pensar que você não é experiente o suficiente. É natural que as pessoas tenham opiniões diferentes.
5. Descreva uma situação na qual você fez parte de um projeto fracassado.
Se você não for capaz de contar uma falha ou erro, o recrutador pode concluir que você não possui a experiência necessária para fazer o trabalho. O entrevistador não está à procura de um chefe perfeito. Neste caso, sua capacidade para se recuperar de um erro, bem como o que você aprendeu com a experiência contará pontos.
6. Quais são seus pontos fortes?
Descreva apenas duas ou três habilidades que você tem e que são relevantes para o trabalho. Evite clichês ou generalidades.
7. Como você explica sua carreira de sucesso?
Seja franco, sem soar arrogante. Mencione pessoas e projetos que fizeram parte do seu trabalho.
8. O que você faz quando você não está trabalhando?
Fale sobre passatempos ou ocupações que lhe interessam, como esportes e atividades culturais. Evite citar atividades políticas ou religiosas que possam criar conflito com as do entrevistador.
9. Por que você deixou a sua última posição?
Seja honesto e simples, mas não diga profundamente sobre um conflito que possa ter ocorrido. Procure destacar que sua saída ocorreu pela busca de uma posição mais desafiadora.
10. Por que você quer trabalhar nesta empresa?
Pense em uma história que prove o motivo de você procurar a empresa e faça que a paixão pela sua profissão seja algo explícito.